As crianças do Hospital St. Jude puderam falar com a equipe da missão Inspiration4, "e fizeram a pergunta que todas fazem: 'Existem vacas na lua?'", escreveu no Twitter o hospital.

Inspiration4 é a primeira missão espacial composta inteiramente por civis.

A tripulação "circulou a Terra 5,5 vezes, conduziu a primeira rodada de estudos científicos e comeu alguma coisa" antes de ir para a cama, revelou no Twitter a SpaceX, empresa fundada por Elon Musk.

Este último indicou no Twitter que havia falado com a tripulação e que "está tudo bem".

Agora, os tripulantes terão acesso à imensa cúpula envidraçada instalada dentro da cápsula Dragon para oferecer aos passageiros uma visão de 360 graus do vazio espacial e que substitui o sistema normalmente destinado a atracar com a Estação Espacial Internacional (ISS).

O bilionário Jared Isaacman, a assistente médica Hayley Arceneaux, o engenheiro aeronáutico Chris Sembroski e a professora de geologia Sian Proctor orbitam a 590 quilômetros acima do nível do mar. Todos são novatos no espaço.

A Inspiration4, que orbita além da Estação Espacial Internacional (cerca de 400 km acima do nível do mar), é a primeira missão a ir tão longe no espaço desde a enviada para reparar o telescópio Hubble em 2009.

O objetivo é arrecadar 200 milhões de dólares para o Hospital St. Jude e estudar os efeitos do espaço nesta tripulação de astronautas amadores.

14 humanos no espaço

No entanto, outra importante meta da missão é mostrar que o espaço é acessível para pessoas comuns e não apenas para astronautas.

"Missões como a Inspiration4 ajudam a avançar os voos espaciais para permitir que todos entrem em órbita e além", disse Musk.

Com esta missão, um novo recorde é quebrado: há atualmente 14 humanos no espaço celeste. O recorde anterior era de 13 em 2009 na ISS.

Atualmente há sete pessoas na ISS e três astronautas chineses a bordo da espaçonave Shenzhou-12, que os levará para casa após 90 dias na estação espacial de Tiangong.

A aventura espacial encerra um verão boreal marcado pela batalha dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos para chegar à última fronteira.

Mas estes voos ofereciam aos passageiros apenas alguns minutos em gravidade zero, em vez dos três dias completos de órbita que a tripulação da Inspiration4 experimentará, antes de chegar à costa oeste da Flórida no sábado.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.