O final do percurso é numa ponte em ruínas. “Era esta ponte, apenas o que restava dela, um arco partido e grandes pedras no leito da ribeira”, segundo a descrição de José Saramago.

Lavre
créditos: andarilho.pt

A Ponte Cava ou Ponte Velha é do século XII, está num lugar completamente isolado e parte da construção encoberta por ramos de árvores que encantam e reservam o lugar só para nós.

Um pilar da ponte divide a corrente da ribeira que, habitualmente, corre serena. A melhor perspetiva é a montante, antes da passagem da ribeira pela ponte.

Lavre
créditos: andarilho.pt

Ao longo do percurso Da Vila à Ponte Velha acompanhamos o leito da ribeira. O caminho é um pequeno trilho que, por vezes, nos obriga a descidas íngremes ou a passar entre denso arvoredo.

Lavre
créditos: andarilho.pt

O percurso não tem passadiços, pontes ou qualquer outro tipo de construção que altere o seu ambiente natural e não estará muito diferente do que José Saramago percorreu em 1976.

Lavre
créditos: andarilho.pt

O ambiente natural, o som calmo da ribeira, o horizonte fechado devido à vegetação, tudo contribui para um mergulho na natureza e, em algumas partes da ribeira, nos dias quentes de verão.

Lavre
créditos: andarilho.pt

O percurso pedestre tem um caminho de acesso à ponte mais rápido e mais fácil, mas não tem o encanto de acompanhar a ribeira. É sugerido como percurso de regresso à vila de Lavre onde se podem visitar outros pontos associados ao Levantado do Chão.

Lavre
Casa de Mariana e José Besuga créditos: andarilho.pt

Diz Nuno Cacilhas, que participou na recolha de informação sobre a presença de Saramago em Lavre, que “dos três percursos (integram o roteiro Levantado do Chão ) este é o que tem uma componente biográfica mais forte. Acompanha a estadia de José Saramago na vila de Lavre durante 1976 e 1977 e depois alguns períodos mais isolados.

Lavre
Casa onde José Saramago dormiu quando esteve em Lavre créditos: andarilho.pt

O que nós propomos é refazer um pouco os passos de José Saramago em Lavre e também mostrar as referências históricas das personagens, dos lugares que aparecem no Levantado do Chão.”

Lavre
créditos: andarilho.pt

O percurso pedestre foi inaugurado em maio de 2021. Foi igualmente criado um Audio Walk Tour - Teatro Auditivo do Levantado do Chão.

Lavre
créditos: andarilho.pt

Quem leu a obra de Saramago terá uma vivência diferente do percurso. No entanto, mesmo sem as referências literárias, é encantador e surpreende nesta zona do Alentejo.

Lavre
créditos: andarilho.pt

Um roteiro literário, duplamente belo, inspirado em obra de Saramago: Da Vila (de Lavre) à Ponte Velha faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.