"Está ali!", grita um dos ornitólogos aficionados, ato que é seguido pelo girar dos tripés em busca de um melhor ângulo para captar a beleza da ave. "É genial!", afirma entusiasmada, Meleia Rose. "Observo os pássaros há muito tempo e é a primeira vez que vejo uma coruja-das-Neves".

Muitos norte-americanos são apaixonados em observar as aves ("birdwatching") e a presença durante uma semana desta espécie em Washington está a causar furor.

Como muitos outros, Rose descobriu a novidade através da eBird, uma rede destinada a ornitólogos aficionados que alertam a presença de aves raras na comunidade (290.000 entusiastas realizaram 200 milhões de avistamentos em 2021, em todo o planeta).

Devido à plumagem, uma mistura de cinza e branco, acredita-se que é uma coruja jovem. Observadora no alto da estátua, ela olha com os seus olhos amarelos toda a área em busca de uma presa, de preferência um roedor.

"Marco improvável"

Entre a multidão de curiosos, está o embaixador da Suíça nos Estados Unidos, Jacques Pitteloud, outro apaixonado pela ornitologia. "Ver uma coruja-das-neves é um marco tão improvável que foi um prazer especial", diz o diplomata à AFP.

Com as enormes asas brancas, estas "aves da neve e do gelo" são "como criaturas de outro mundo", afirma Kevin McGowan, professor do laboratório de ornitologia da Universidade de Cornell.

A coruja-das-neves normalmente habita áreas árticas do polo norte no verão e a maioria das aves migram para o sul durante o inverno, mas geralmente estabelecem-se na fronteira entre o Canadá e os EUA. A sua presença numa zona tão a sul, "é como ter um urso polar no bairro", completa o ornitólogo.

"É uma ave fascinante, mais ainda para os amantes dos pássaros da região de Washington, onde a sua presença é realmente rara. É algo incrível!", comemora Scott Werdensaul, co-diretor do projeto SnowStorm.

Acompanhadas pelos pais, algumas crianças apontam com o dedo para a estátua na tentativa de ver o pássaro que provavelmente conheceram através dos filmes de Harry Potter: Hedwig, fiel companheira do jovem bruxo, é uma coruja-das-neves.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.