Nesta edição inaugural, o Guia Michelin Dubai 2022 reconhece dois restaurantes com duas Estrelas Michelin, nove restaurantes com uma Estrela Michelin e 14 restaurantes Bib Gourmet.

“Esta primeira seleção de restaurantes do Dubai marca um momento histórico para o Guia Michelin e o Médio Oriente”, diz Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia Michelin. “O que torna a paisagem culinária do Dubai tão distinta é o reflexo das mais de 200 nacionalidades que chamam de lar à cidade. Se existe algo que todos os restaurantes nesta cidade dinâmica, elegante e de ritmo acelerado, têm em comum é que estão cheios de paixão e entusiasmo. Hoje, o Dubai afirma-se como um destino gastronómico inspirador e não tenho dúvidas de que os gourmets de todo o mundo serão seduzidos pela sua energia única.”

As duas Estrelas Michelin foram atribuídas ao Il Ristorante - Niko Romito pela sua moderna gastronomia italiana, e ao The Palm, STAY by Yannick Alléno que impressiona com a sua abordagem ‘less is more’, em pratos sofisticados que são habilmente elaborados tendo a cozinha francesa como base.

Os nove restaurantes do Dubai que apresentam agora uma Estrela Michelin são:

  • 11 Woodfire pelo chef-proprietário Akmal Anuar, de origem malaia, que oferece uma variedade global de vegetais, frutos do mar e carnes grelhadas em carvalho, nogueira ou feno.
  • Al Muntaha, no topo do Burj al Arab. Liderado por Saverio Sbaragli, oferece uma cozinha francesa sofisticada e refinada com influências mediterrânicas.
  • Armani Ristorante oferece uma cozinha italiana precisa e moderna no Burj Khalifa, onde os seus pratos apostam numa decoração atenciosa e requintada.
  • Hakkasan no Atlantis Hotel oferece pratos chineses reimaginados  exclusivos do Dubai, incluindo lagosta de lichia com pérola de yuzu.
  • Höseki, um restaurante omakase de nove lugares dirigido por um mestre de sushi de sexta geração, Masahiro Sugiyama. Situado no quarto andar do Bulgari Hotel, oferece uma experiência omakase sob medida utilizando ingredientes frescos importados diariamente do Japão.
  • Localizado no Atlantis Hotel, Ossiano é um mundo de pratos criativos e os seus menus “Metanoia” ganham a inspiração do chef Gregoire Berger.
  • O primeiro espaço internacional do chef português de renome mundial José Avillez, Tasca by José Avillez. Situado no Mandarin Oriental Hotel, o restaurante aposta numa culinária onde a equipa combina produtos frescos e de grande qualidade com pratos portugueses vibrantes, inovadores e ideiais para partilhar.
  • Da propriedade do chef internacionalmente aclamado Massimo Bottura, o Torno Subito dentro do W Hotel na The Palm. Este oferece clássicos italianos, pratos de massas e sobremesas com um twist.
  • Da criação de Himanshu Saini, o Trèsind Studio oferece produtos originais e menus de degustação de pratos executados com precisão, com ervas e flores cultivados no terraço, com destaques como o ghee assado de caranguejo e bolinho de frango tandoori.

Os 14 Bid Gourmand distinguidos foram: Al Khayma; Bait Maryam; Brasserie Boulud; Fi’Lia; Folly; Goldfish; Ibn Albahr; Indya by Vineet; Kinoya; Ninive; Orfali Bros; REIF Japanese Kushiyaki; Shabestan; e Teible. Já o Lowe, da dupla Kate Christou e Jesse Blake, foi o primeiro e único restaurante de Dubai a receber uma Estrela Verde MICHELIN pela sua cozinha sustentável.

Foram também atribuídos Prémios Especiais Michelin aos profissionais de serviço de alguns dos restaurantes avaliados pelos inspectores Michelin. O Young Chef Award foi para Solemann Haddad do restaurante Michelin selecionado Moonrise, enquanto Danijela Tesic do Ossiano levou para casa o Prémio Sommelier pela sua paixão e entusiasmo pela harmonização de vinhos. Já o Welcome and Service Award foi concedido à equipa do Bait Maryam.

A seleção completa do Guia MichelinDubai, que inclui ainda 44 restaurantes selecionados no destino, está disponível online em guide.michelin.com, e através da aplicação móvel disponível para Android e IOS.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.