Se estima que, hoje em dia, sejam faladas 7.139 línguas ao redor do globo. O português está entre as mais populares, mas isto é um fato amplamente conhecido.

Existem outras curiosidades sobre línguas que qualquer amante de viagens vai gostar de saber. Estas 10 foram compiladas pelo site Preply, conheça a seguir.

1. O inglês não é originário da Inglaterra

Ao contrário do que se possa pensar, o inglês não nasceu em solo britânico. Em vez disso, esta língua tem raízes históricas na Alemanha, através dos "Angles". Esse povo germânico se estabeleceu na Grã-Bretanha no período pós-romano.

2. O italiano nem sempre foi a língua mais falada na Itália

Antes da unificação italiana, em 1861, a maioria da população falava dialetos locais, sendo que o dialeto da Toscana, o fiorentino, é considerado a "língua literária" da península Itálica.

3. O maior alfabeto do mundo tem 73 caracteres

Com mais de 73 caracteres, a língua do Camboja recebe o título de alfabeto mais longo do mundo. Também é considerada como uma das línguas mais difíceis de aprender sozinho.

4. Existem mais de 200 línguas falsas

Graças ao maravilhoso mundo da ficção, existem 200 línguas "inventadas" no mundo, incluindo as 13 línguas distintas faladas no universo Tolkien.

5. Mais de 300 línguas são faladas na América

Nos Estados Unidos, mais de 300 línguas são faladas em todos os estados. Estima-se que 21% dos cidadãos dos EUA são capazes de falar uma língua diferente do inglês.

6. Ásia é o continente com mais línguas

Na Ásia existem mais de 2.300 línguas registadas. Segue-se África, com um total de 2.138 línguas. A Europa, por outro lado, tem apenas 286 línguas registadas.

7. O japonês é a língua falada de forma mais rápida

A língua falada de forma mais rápida do mundo é a japonesa, com uma taxa de 7.84 sílabas por segundo.

8. O alemão tem três gêneros

A maioria das línguas adere às regras masculinas e femininas, enquanto o alemão parece estar à frente do tempo por ter três gêneros: masculino, feminino e neutro.

9. O basco é uma língua solitária

Embora quase todas as línguas do mundo sejam influenciadas por outra língua, o basco é a única conhecida que não tem correlação com qualquer outra.

10. Há uma língua oficial para a aviação

Sabia que a língua oficial das viagens de avião é o inglês? Isso porque, em todo o mundo, o piloto e a sua tripulação têm de saber falar inglês, sendo esta a "língua oficial do ar".

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.