Em março, surgiram novos rumores que davam a conhecer que o WhatsApp estaria preparando uma nova funcionalidade de encriptação de armazenamento na Cloud tanto para Android como para iOS. Agora, ao que tudo indica, a funcionalidade já chegou à nova beta do WhatsApp para Android, na versão 2.21.15.5.

De acordo com o website WABetaInfo, a funcionalidade dá aos utilizadores a possibilidade de protegerem a informação armazenada na Cloud através de uma palavra-passe privada que não será enviada para os servidores da empresa nem compartilhada com outros serviços.

Clique nas imagens para mais detalhes

Caso precisem de restaurar um backup anterior, os utilizadores necessitarão de introduzir a password. Além de uma password, o portal avança que há também a opção de usar uma chave de encriptação na eventualidade de se esquecerem da palavra-passe criada. Ao perder a password e a chave de encriptação, não há forma de acessar à funcionalidade.

Lembrando que, recentemente, o WhatsApp começou a testar novidades para quem usa a aplicação no computador, em uma atualização que dá mais autonomia à versão web e que dispensa a presença constante do smartphone para poder usar a app em um segundo tela.

Para sincronizar a aplicação móvel com a versão web vai continuar a ser necessário fazer a leitura de um código QR. A nova opção multiplataforma é compatível com a ligação do smartphone a um máximo de quatro dispositivos, com cada um a estar ligado a uma rede criada pelo serviço e a ter os seus próprios mecanismos de segurança.

Para já, a utilização no smartphone mantém-se restrita a um equipamento por conta, uma limitação que o Whatsapp admite poder vir a alterar. De acordo com a empresa, a segurança das comunicações nos acessos multiplataforma à conta está garantida e as comunicações nos diferentes dispositivos são completamente encriptadas.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.