O Rock in Rio Lisboa abriu oficialmente as suas portas, depois de uma paragem forçada na última edição devido à pandemia de COVID-19. As grandes bandas e artistas são os cabeças de cartaz do evento que durará quatro dias (os fins-de-semana 18,19 e 25,26 de junho), mas o evento é muito mais que música. A organização convida os visitantes a passarem o dia completo, oferecendo muitas atividades, desde rodas gigantes e outras experiências mais radicais para toda a família.

Este ano, o gaming é uma das grandes apostas da cidade do rock no Parque da Bela Vista, em Lisboa, com a criação de uma área denominada por Game Square. O espaço inclui diferentes palcos, mas a organização pretende recriar o mundo dos videojogos na realidade, celebrando a indústria numa só voz, que inclui fãs, criadores de conteúdo e influencers em interação constante no palco.

O SAPO TEK percorreu o espaço e assistiu aos constantes sorrisos daqueles que tiveram a oportunidade de experimentar um jogo ou à procura de tirar uma fotografia com o seu criador preferido. E não se pense que apenas os mais jovens e crianças eram atraídas pelo espaço: os pais e mães também gostam de jogar, nem que seja aquele clássico "retro" que relembra da sua infância.

Veja na galeria fotos do Game Square no Rock in Rio:

Jorge Mendes, um dos visitantes, estava acompanhado do seu filho e esposa, referindo ao SAPO TEK que “de reboque” ao Rock in Rio: a sua esposa queria ver a atuação dos Muse, mas o rapaz queria experimentar os jogos, na sorte de encontrar o RicFazeres, o seu criador de conteúdo favorito.

O Game Square promete uma agenda completa para os quatro dias, com conteúdos promovidos pela Worten, Valorant, Magicshot, Red Bull, HP Omen e a SIC ADVNCE. A Worten Game Stage é um dos palcos principais, com uma agenda com 11 horas de programação diárias nos dias do festival. Há eventos de música, competições amigáveis, assim como interações entre os principais influencers do gaming.

O streamer GarciaP e a comentadora de eSports Marta Casaca são os anfitriões do palco da Worten, esperando-se momentos altos de interação com o público durante as batalhas de Just Dance e os desfiles de cosplay previstos. No primeiro fim-de-semana junta-se à dupla o apresentador convidado Estuca, e no segundo o Possessivo. A organização garante ainda para os momentos de Just Dance, as intervenções dos bailarinos da Jazzy Dance Studios.

No que diz respeito à oferta de experimentações de jogos, a Nintendo também montou o seu habitual palco, com animação dedicada aos seus títulos mais recentes. Neste caso, com muito desporto em primeiro plano, seja através de Switch Sports ou o mais recente Mario Strikers Battle League. Durante a presença do SAPO TEK, as consolas estiveram sempre ocupadas e os sorrisos abundavam pelo espaço, mais uma vez reunindo miúdos e graúdos. O espaço tinha ainda consolas Xbox, onde se destacou o LEGO Star Wars: The Skywalker Saga.

Rock in Rio - Game Square

Um casal que experimentou o Switch Sports disse ao SAPO TEK que se tinham divertido imenso a jogar o jogo. “Nós por acaso temos uma Switch em casa, mas desconhecíamos por completo este jogo e é bom”, colocando-o na lista de possíveis aquisições no futuro. Marina e António Silva têm três filhos, mas ficaram em casa, e tinham planos iniciais de assistir Foo Fighters, mas depois do cancelamento do concerto devido à morte do baterista, dando lugar a Muse, acabaram por manter os bilhetes. Enquanto esperavam pelos concertos, o espaço de gaming foi um dos locais onde passaram mais tempo a divertir-se.

Por outro lado, o Game Zone foi animado com a Omen by HP Experience, uma área preenchida com 20 computadores topo de gama da marca, com mais alguns jogos para experimentar, desta vez em PC. O espaço tem ainda um rooftop, com uma vista interessante sobre a cidade do rock.

A área de retrogaming é sempre uma das áreas mais concorridas em qualquer evento de gaming e no Rock in Rio não foi exceção. Entre clássicos da arcade, como Metal Slug e Virtual Fighter, foram as máquinas de pinball as mais concorridas no espaço. Até estava presente uma PlayStation Vita, que já é considerada um clássico. No geral, o espaço procurou recriar os salões antigos de máquinas arcade dos anos 1980, mesmo cá fora, uma estátua de uma sapatilha All Stars gigante marcava o ano de 1985.

Um dos destaques é o Valorant Secret Arena, um labirinto com 40 metros quadrados, em que os participantes recebem um telemóvel com um briefing para o desafio. Há prémios a distribuir pelas pessoas mais rápidas, incluindo uma estátua do jogo, avaliada em 200 euros, ao vencedor de cada dia e ainda mil bandanas dedicadas a Valorant.

Rock in Rio - Game Square

André Henriques, responsável pelos conteúdos do Game Square, fez um saldo inicial muito positivo dos espaços, no que diz respeito à adesão do público. “Todos estão divertidos e estão a conhecer criadores de conteúdo, alguns deles que se calhar nunca ouviram falar e até são revelantes, como o Gobku, que é um bom destaque. É uma pessoa que faz streams de jogos baseados em anime, e fighters em especifico, que faz conteúdo em inglês, embora seja português e tem sempre 150, 200 pessoas a assistir e está hoje no palco a mostrar que faz parte desta comunidade”. O responsável disse que tudo o que estava agendado para hoje estava a correr como previsto.

Embora não tenha noção das pessoas que passaram pelos espaços de gaming, por ser um dia dedicado aos Muse esperava muita adesão em todos os locais de experimentação, “sobretudo o labirinto de Valorant que agora já sabemos que está relacionado com o novo mapa dedicado a Portugal”. André Henriques destaca que o público que tem visitado o espaço é de todas as idades, desde os cinco ou seis anos, aos pais e avós. “O meu pai também anda por aí”, reforçando a ideia de que o gaming é para todas as idades.

“Conseguimos com este espaço mostrar que os videojogos é algo mais que com competição e que é possível trazê-los para um palco como este no Rock in Rio. E é bom para passar a mensagem que as pessoas não passam apenas oito horas frente ao ecrã, é possível criar interação com os mesmos ao vivo”.

O palco principal do espaço, o Worten Game Stage vai ainda ser o espaço de algumas competições amigáveis entre alguns nomes nacionais, incluindo a Fourteen, uma das principais equipas nacionais, que durante os quatro dias vai desafiar o público a “dar uns tirinhos”. Nomes como Torres, Fox e Imauppa são alguns dos nomes do panorama nacional confirmados. Os youtubers e streamers mais conhecidos do YouTube e Twitch também vão estar presentes nos quatro dias, incluindo o RicFazeres, TJI, Shikai, Sara Rechena, Mr Remedy, Daizer, Bombnuker e vários outros.

Rock in Rio - Game Square

A Worten tem também uma loja física ligada ao gaming, com acessórios, jogos e outros produtos associados, com preços e condições específicas para o evento. A Worten tem também um convidado especial garantido, o Morais, um dos streamers da Twitch mais conhecidos em Portugal.

Mesmo ao lado, o Super Bock Digital Stage vai receber nos quatro dias grandes influenciadores, muito focado no entretenimento digital. Vai haver conversa sobre o digital e o seu impacto na vida real, chamando a atenção para o impacto de quem ainda não tem acesso à internet. O Rock in Rio pretende chamar alertar e incentivar para a importância da linguagem do mundo digital e sobretudo a aproximação das gerações e quebrar com preconceitos que a internet isola as crianças do mundo.

Roberta Medina também tinha referido anteriormente ao SAPO TEK que o palco de gaming seria “super interativo e ia receber os ícones dos eSports, os influenciadores e colocar ao público a oportunidade de interagirem com eles, ao vivo e a cores".

Este é apenas o primeiro dia, o de aquecimento, como se costuma dizer, mas uma coisa é certa, para muitos, a área do gaming será um ponto de encontro comum entre os concertos. Não apenas para jogar e testar as experiencias, mas sobretudo para se travar conhecimento no mundo real, uma relação de amizade que muitos já têm há alguns anos nas redes sociais. Sobretudo depois de um extenso período de confinamento que a pandemia obrigou, travando a realização de eventos de gaming como que está a acontecer neste Rock in Rio.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.