Giuliano Chiaradia enxergou há mais de uma década o que hoje faz parte do cotidiano de muitas pessoas na Internet, a criação de conteúdo com o telefone celular.

Compartilhar. Essa palavra te faz pensar em que? Em primeiro momento, nos dias de hoje, essa palavra nos faz pensar imediatamente em redes sociais, conteúdo, publicação, etc. Depois, o que de fato essa palavra representa: dividir algo, fazer parte de algo com alguém.

‘Fazer arte com o celular que estiver no seu bolso’ sempre foi a ideia central do projeto de arte digital e inclusão social #Artmobile que nasceu em 2011, há uma década na África. Ou seja, nos primórdios do Facebook, quando Instagram ainda estava dando seus primeiros passos para se tornar o que é hoje e o TikTok nem pensava em existir.

Por que tudo isso é tão inovador? Porque abriu caminho pra muitos jovens se expressarem e é por esse propósito tão relevante que esse projeto precisa ser reconhecido hoje como uma inovação social pioneira na educação digital.

O #Artmobile é um projeto sem fins lucrativos que apresentou para o mundo o telefone celular como uma ferramenta prática e imediata de compartilhamento, conhecimento e inovação. Já teve edições no Brasil, Etiópia, Israel, Palestina, Tanzânia, Marrocos e Uruguai, e foi criado pelo brasileiro Giuliano Chiaradia, um dos pioneiros do meio digital no Brasil, responsável por diversos projetos inovadores na Rede Globo de Televisão, na MTV e na área digital do SBT Online.

Giuliano fez o primeiro curta mobile da América Latina e o primeiro videoclipe do Brasil com celular, trouxe ousadia às redes sociais produzindo a primeira fotonovela no Twitter, usando apenas a capa da revista “Playboy” da atriz Cleo Pires e um telefone celular com a hashtag #VidadeFestival. Quer mais?

Fotonovela #VidadeFestival: CONFIRA AQUI!

https://setexperimental.wordpress.com/tag/playboy-cleo-pires-cleopires-twitter/

Em 2012, Giuliano Chiaradia entrou para a história do Festival de Cannes, na França, com o vídeo 5#Calls, a primeira produção 100% mobile do festival, se transformando numa referência no mercado internacional.

5#Calls:

5 CALLS - the movie (ASSISTA)

Vencedor de 12 prêmios Internacionais e nacionais como Melhor Diretor e Inovador, Giuliano que já havia apresentado o projeto #Artmobile durante o TEDX; essa semana foi homenageado levando mais um prêmio para sua coleção; O Prêmio de Originalidade Audiovisual, sendo um dos homenageados na 4ª edição do Festival de Cinema de Trancoso. "As homenagens do festival de cinema de Trancoso são para pessoas que muitas vezes representam uma minoria, mas afetam uma maioria através da arte e da Tecnologia" diz Flávia Barbalho, diretora do Festival, realizado numa noite maravilhosa na famosa @CasadePerainda na Bahia.

A homenagem é, justamente, para aplaudir suas experiências inovadoras na indústria do entretenimento e no universo digital ao longo desses 10 anos, que inspiraram e impactaram muitos jovens no Brasil e no mundo.

Veja aqui a apresentação do #Artmobile no TEDX para mais de 10 mil pessoas:

#artmobile - Arte com o Celular | Giuliano Chiaradia | TEDxSaoPaulo

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.