A Microsoft anunciou a expansão da sua gama de hardware inclusivo. Durante a sua conferência anual dedicada à acessibilidade, a tecnológica mostrou um conjunto de acessórios que prometem facilitar o dia-a-dia daqueles que têm a sua mobilidade limitada.

Desta nova coleção constam apenas aparelhos sem fios, como um rato adaptado, um botão programável e um hub externo que permite gerir as conexões externas ao PC. A tecnológica sublinhou que todos estes modelos podem ser utilizados com outros acessórios já existentes, como modificados através de complementos 3D.

Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem investido na criação de acessórios adaptados para utilizadores com deficiências. Em 2018, lançou aquele que é, talvez, o mais popular de todos estes, o Xbox Adaptive Controller, e em 2019 fez chegar ao mercado o Surface Adaptive Kit - um kit com 16 botões táteis adesivos para facilitar a interação com os portáteis da marca.

Apesar de tudo, esta é talvez a mais ambiciosa linha de equipamentos adaptados da Microsoft, uma vez que foi pensada para substituir, por completo, os teclados e ratos tradicionais, uma vez que estes limitam a velocidade e a precisão com que estes utilizadores podem trabalhar.

O botão programável pode ser configurado para compreender até oito tipos de toque que, por sua vez, podem desencadear oito inputs diferentes no computador, desde o pressionar de uma única tecla até uma sequência de ações. Isto permite, por exemplo, o envio de um email, copiar e colar um texto ou encerrar o computador com apenas um click. Junto com o botão, a Microsoft oferece pequenos complementos 3D que podem tornar o acessório num botão com outro tipo de interatividade, como um joystick ou um pad de botões direcionais.

VÍDEO: https://www.microsoft.com/en-LK/store/b/microsoft-adaptive-accessories

O rato, também ele modular, é quadrado e permite-lhe desmontar as peças e juntá-las a um rato de aspeto mais tradicional. Também pode trocar os componentes de posição para adaptar o produto às suas necessidades, o que é particularmente útil para canhotos.

Na Ability Summit, a Microsoft apresentou também um leque de funcionalidades de software dedicadas à acessibilidade. O Focus foi pensado para melhorar a experiência do Windows 11 para pessoas com ADHD ou como é comumente chamado, défice de atenção; haverá também um novo sistema que cria legendas automaticamente para qualquer conteúdo áudio reproduzido no computador; e uma opção que permitirá interagir com o computador integralmente por voz.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.