Os acidentes nas estradas continuam sendo fatais para muitos ocupantes dos veículos em circulação. Números da Organização Mundial de Saúde apontam para os 1,3 milhões de mortes causadas por acidentes rodoviários por ano.

Os governos e fabricantes de automóveis globais continuam à procura das melhores soluções de segurança. A LG é uma das fabricantes tecnológicas que está desenvolvendo soluções tecnológicas para automóveis, destacando que, embora a condução autônoma possa ser a resposta aos problemas da sinistralidade, a sua aceitação poderá estar ainda a muitos anos ou décadas de se concretizar.

E por isso, até lá, a empresa quer dar o seu contributo para salvar vidas através de soluções de segurança. Destaque para o sistema Driver Monitoring System (DMS) e o Interior Monitoring System (IMS), soluções que a fabricante sul-coreana diz que combinam câmaras de alta-performance com inteligência artificial, para ajudar a diminuir os erros dos condutores, a principal causa de mortes.

A fabricante diz que a sua solução de microcâmara de cabine consegue detectar os ocupantes do veículo e os algoritmos de inteligência artificial aprendem com os padrões de comportamento dos múltiplos condutores. A solução DMS consegue, inclusivamente, manter a monitorização e interpretar a face dos condutores quando utilizam máscara de proteção contra a COVID-19.

A solução da LG também visa a segurança do veículo. O seu sistema de identificação de condutor e detecção de falsificação previnem que condutores não autorizados tenham acesso ao automóvel. A LG afirma que estas funcionalidades vão ser obrigatórias na condução autónoma, permitindo ainda oferecer aos condutores e passageiros experiências altamente personalizadas.

A LG também pretende salvar as vidas de bebês e crianças que são esquecidas ou deixadas em veículos ao calor, onde muitos acabam por falecer. O sistema IMS consegue identificar se os objetos esquecidos no automóvel são malas, caixas ou uma criança, que neste caso, envia um alerta para o condutor.

O sistema de vigilância da LG já se encontra em produção massiva e a ser fornecida às fabricantes de automóveis. A empresa diz que o sistema pode ser integrado facilmente nos setups de infotainment dos veículos.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.