Dados revelados pela Apple mostram que a versão 14 do iOS já chega a 86% dos smartphones da marca, lançados nos últimos quatro anos. O índice de utilização da mais recente versão do iOS baixa ligeiramente se a análise se estender a todos os dispositivos ativos, mas ainda assim de forma pouco significativa. 80% de todos os iPhones em utilização já correm a versão mais recente do sistema operativo móvel. Na versão anterior, o iOS 13 ainda reside em 12% dos iPhones.

No universo dos iPads, os dados disponibilizados pela Apple mostram que a versão mais recente do sistema operativo está em 84% dos dispositivos lançados nos últimos quatro anos e em 70% do universo total de dispositivos ativos. Os restantes correm a versão 13 do iPadOS (14%) ou versões anteriores (16%).

O iOS 14 foi apresentado pela Apple em junho de 2020, durante a conferência anual de programadores da empresa e lançado dois meses mais tarde, em setembro. A segurança e a privacidade são duas apostas fortes da nova versão.

O principal concorrente do iOS, o Android, segue na versão 11, lançada também no final do último verão, mas a realidade entre os dois OSs é muito distinta, no que se refere à capacidade de manter dispositivos atualizados.

Pesam aqui o número de dispositivos que correm Android e iOS, muito diferente, mas também o fato de a plataforma da Apple ser usada apenas por uma marca e o Android por várias marcas, com calendários de atualização muito distintos, quando existem.

Assim, dados do Statcounter mostram que, à data de hoje, 41,98% dos dispositivos Android ativos usam a versão 10 do sistema operativo, 19,8% correm a versão 9 e 9,47% usam a versão 8.1. A versão mais recente do sistema operativo surge apenas na quarta posição, com uma quota de 5,8%, um cenário mais trabalhoso para os programadores que querem criar aplicações para a plataforma.

Entretanto, a versão 12 do Android já está sendo testado por programadores e, aparentemente, terá algumas novidades alinhadas com as preocupações que a Apple também espelhou na versão mais recente do iOS, nomeadamente no domínio da privacidade e segurança.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.