As permissões determinam aquilo a que cada aplicação pode aceder no seu smartphone, sejam dados, funcionalidades ou hardware. Verificar que tipo de permissões são requeridas pelas apps que descarrega para é um passo importante no que toca a zelar pela sua privacidade e pela segurança dos seus equipamentos.

Ao longo do tempo, a Google tem vindo a introduzir no Android várias funcionalidades focadas na privacidade e, nas versões mais recentes do sistema operativo é possível, por exemplo, definir o acesso a dados ou ao microfone e câmara apenas durante a utilização de determinadas aplicações.

Note que há aplicações que requerem determinadas permissões para funcionar e desativá-las pode ter um impacto no seu funcionamento. Por outro lado, se não concorda com a forma como algumas apps gerem os seus dados, o melhor é mesmo partir à procura de opções que sejam mais “amigáveis” para a sua privacidade.

Clique nas imagens para gerir as permissões das apps que tem instaladas no seu smartphone

Siga estes passos:

1 – Vá às definições e clique em “Privacidade”.

2 – Selecione a opção “Gestor de autorizações”.

3 – A partir da lista apresentada, onde cada categoria representa um tipo específico de permissão, poderá rever o acesso das aplicações aos seus dados ou a determinadas funcionalidades do smartphone.

4 – Se não deseja que uma aplicação aceda a certos dados ou funcionalidades, clique em “Não permitir”. É também possível permitir o acesso apenas enquanto está a utilizar a aplicação clicando na opção correspondente.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.