Provavelmente já deparou com situações em que precisa de emprestar o seu smartphone a alguém, independentemente da necessidade, mas não se sentiu confortável a fazê-lo e por isso nunca tirou os olhos do mesmo. Seja um familiar para ver as mais recentes fotografias das férias, alguém que precisa de fazer uma chamada de emergência, ou uma criança que quer ver vídeos do YouTube: há uma ferramenta que dá mais tranquilidade à utilização alheia.

É possível limitar o uso do smartphone à aplicação que a pessoa lhe pediu de forma muito simples. Antes de passar o smartphone para outras mãos, apenas tem de o "trancar" na aplicação necessária. Caso o utilizador a quem emprestou tente sair da aplicação, será simplesmente “brindado” com o ecrã de bloqueio e, caso não saiba o código, deixará de poder usa o equipamento.

Note que nos equipamentos Android a funcionalidade não está ativa por predefinição, por isso tem de a configurar nas definições. A sua utilização é também muito fácil e deve aprender como o fazer para evitar constrangimentos na hora de emprestar o smartphone ou preocupações com utilizações abusivas.

A funcionalidade em questão chama-se Pin the Screen, ou Fixação de Apps, caso tenha o sistema operativo Android em português. De notar que, conforme a fabricante de smartphones, a forma de aceder à opção pode mudar ligeiramente, mas esta encontra-se em Segurança e Ecrã de Bloqueio. Em certos equipamentos terá de abrir as opções avançadas da Segurança para aceder à funcionalidade.

Para iOS existe uma ferramenta parecida chamada Tempo de Ecrã, que neste caso limita o tempo que os utilizadores podem usar as aplicações. O SAPO TEK já tinha feito um How to dedicado à ferramenta.

Saiba os passos a dar para ativar e utilizar a funcionalidade Fixação de apps para Android

Siga estes passos: 

1 – Aceda às definições do sistema operativo e encontre a opção “Segurança e Ecrã de Bloqueio”.

2 – Deslize para baixo o ecrã e procure pela opção “Fixação de Apps”. Esta opção poderá estar dentro de “Definições Avançadas” em algumas marcas de smartphone.

3 – Ative a opção “Fixação de apps”. Pode também ativar a opção de pedir o PIN antes de voltar a soltar a aplicação, blindando ainda mais a segurança quando empresta o equipamento ao definir um código diferente daquele que tem no Ecrã de Bloqueio.

4 - Agora que já ativou a opção de fixação de aplicações, nada como a testar antes de emprestar o equipamento a alguém. Para tal, basta escolher qual a aplicação que quer fixar, como por exemplo, o navegador de internet. Para tal prima o botão de comutação de apps (o quadrado) para que possa interagir com a app selecionada.

5 – Toque no ícone circular em cima da respetiva janela, neste exemplo, no logotipo do Chrome.

6 – O menu apresenta diversas opções, tais como informações da aplicação, o seu bloqueio, captura de ecrã ou partilha. Mas depois de ativar nas Definições, vai aparecer a opção Afixar. Toque nela.

7 – Se tudo correu bem, vai aparecer uma mensagem a dizer que o ecrã está afixado, mantendo-se visível até soltar. Prima OK.

8 – A partir daqui não vai ser possível sair do browser de internet, neste exemplo que escolhemos (pode ser app do telemóvel, jogo, etc.). O comutador fica trancado, ou seja, não pode mudar para outra aplicação ou fechar a respetiva. O sistema alerta que para retirar a fixação tem de premir em simultâneo o quadrado e a seta atrás da navegação.

9 – Para retirar a fixação da app prima em simultâneo o quadrado e a seta atrás da navegação.

10 - No entanto, vai parar ao Ecrã de Bloqueio, ficando o smartphone “inutilizável” a quem emprestou, por isso, certamente que lhe será devolvido de seguida.

11 – O interessante é que quando fixa o browser e depois o retira, quando volta a desbloquear o equipamento recebe um relatório com a lista de websites que foram visitados durante o modo referido.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.