Os jogos e os utilitários dominam as novas aplicações desta semana, mas também há "ciência", com a possibilidade de transformar o seu smatphone num instrumento científico de recolha de dados.

E quer tirar selfies criativas mas não tem jeito para poses? Temos a sugestão de uma app que funciona como um guia visual e lhe dá uma ajuda para conseguir os melhores auto retratos. Conte ainda com uma proposta para gerar instantaneamente endereços de email temporários.

Entre os "jogos em campo" há mini basquetebol e Basketball e o regresso às aventuras de exploração dos anos 1980 em Dungeons of Dreadrock.

Além das apps destacadas ao longo dos últimos dias, lembramos-lhe que ainda pode estar a tempo de espreitar as ofertas temporárias de aplicações escolhidas pela Google e pela Apple mais recentemente. É só aceder ao artigo Quer trazer mais diversão ao fim de semana? Não perca novas “borlas” de apps para Android e iOS.

O seu smartphone pode contribuir para reunir dados científicos e nem precisa de fazer (quase) nada

A aplicação CAMALIOT transforma o seu smartphone Android num instrumento científico, contribuindo para juntar dados que contribuem para a análise meteorológica e do espaço.

A aplicação foi lançada há pouco tempo e segue uma lógica de contributo dos cidadãos, em modelo crowdsource, reunindo múltiplas fontes de dados para contribuir para uma análise mais completa, inspirando-se na famosa iniciativa SETI@home. Já conta com mais de 10 mil participantes, que estão sobretudo na Europa central.

A ideia é que possa deixar o seu smartphone, com a app CAMALIOT já instalada, à janela de sua casa, ligando o posicionamento de satélite (GPS). e sintonizando as pequenas variações de sinais de satélites. As instruções são fáceis de seguir, e estão bem explicadas no site da iniciativa.

A CAMALIOT foi desenvolvida pelo programa NAVISP (Navigation Innovation and Support Programme) da ESA com ligação do centro de suporte GNSS, e é adequada a mais de 50 modelos de smartphones que estão no mercado, já equipados com recetores de satélite.

A ESA está a promover uma campanha de  "ciência cidadã" e os participantes podem ganhar prémios, para além de ajudar a criar os novos modelos de projeção de meteorologia que usam dados do sistema de navegação global, como os satélites Galileo, que atualmente medem diferentes parâmetros do ambiente.

A combinação da informação dos satélites e dos smartphones que usam as aplicações alarga a cobertura e densidade da deteção dos sinais, e os resultados são depois analisados num modelo de big data que podem identificar novos padrões na terra e no espaço. A informação é recolhida regularmente e no mapa pode ver quantas medições foram feitas nas várias zonas da Europa.

A app CAMALIOT pode ser descarregada gratuitamente a partir da loja Google Play para Android.

Dungeons of Dreadrock recupera as aventuras de exploração dos anos 1980

Semelhante aos primeiros jogos de The Legend of Zelda, Dungeons of Dreadrock mistura elementos de ação, exploração e ação, sem deixar de lado a resolução de puzzles.

O primeiro The Legend of Zelda, criado pela Nintendo nos anos 1980, ofereceu uma nova dimensão aos videojogos. Uma aventura baseada em mundo aberto que dava a liberdade dos jogadores explorarem o cenário da forma como quisessem. Ainda hoje a sua influência é visível nos títulos da atualidade e Dungeons of Dreadrock inspira-se diretamente na sua perspetiva aérea.

O jogo introduz elementos de exploração, ação contra criaturas e zombies, mas também se foca nos puzzles, na possibilidade de resolver os mistérios que levam ao Rei da Montanha. O protagonista tem de salvar o seu irmão, mas para isso terá de derrotar inimigos, evitar armadilhas e resolver as charadas que tem pela frente.

O estúdio criou cerca de 100 níveis, totalmente desenhados à mão, com desafios crescentes, prometendo agradar não só aos fãs da velha guarda, como a nova audiência que gosta de jogos dungeon crawlers, repleto de perigos e inimigos.

Pode fazer o download gratuito de Dungeons of Dreadrock para iOS e Android.

Temp Mail é uma app gratuita para quem quer ter contas de email descartáveis

Ao usar a app Temp-Mail pode gerar instantaneamente endereços de email temporários descartáveis, que lhe permitem receber mensagens, incluindo fotos e outros anexos, no momento.

Há situações em que fornecer o endereço de email real nem sempre é melhor opção, a não ser que queira ver a sua conta de correio eletrónico invadida por spam interminável e publicidade, já para não falar de hacking e tentativas de phishing. Em alguns momentos pode dar jeito criar contas de email só para aquele instante e é para isso que existem apps como esta.

Sem necessitar de registo, com a app TempMail pode gerar novos endereços de email temporários descartáveis, copiá-los para a área de transferência usando um código QR, receber mensagens, incluindo fotos e outros anexos, automaticamente.

A app apresenta funcionalidades extra em modo Premium que permitem, por exemplo, personalizar nomes de email, ter várias caixas de correio ou armazenamento de emails prolongado, além de não existirem anúncios.

A TempMail tem versão gratuita com publicidade e possibilidade de compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para Android como para iOS.

Quer tirar selfies criativas mas não tem jeito para poses? A dittoed dá-lhe uma ajuda

A dittoed funciona como um guia visual, incluindo uma variedade de templates de poses, para que possa sair sempre bem nas fotografias que capta com o smartphone.

Sente que as suas selfies estão a precisar de um toque especial? A forma como posa em frente à câmara pode fazer toda a diferença, permitindo transformar uma foto mais desenxabida numa criação que promete impressionar todos os seus seguidores nas redes sociais.

Mas se não tem jeito para poses, a dittoed dá-lhe uma ajuda. A aplicação funciona como um guia visual, incluindo uma variedade de templates de poses, para que possa sair sempre bem nas fotografias que capta.

Clique nas imagens para mais detalhes

Como é que tudo funciona? Ao escolher uma das templates disponibilizadas pela aplicação esta sobrepõe-se à imagem que está a ser captada pela câmara do smartphone, sendo possível ajustar o seu nível de transparência.

A partir daqui basta ligar o timer e ajustar a sua posição para que corresponda à do guia visual. A aplicação também lhe dá a possibilidade de editar as fotos captadas e de aplicar filtros ou efeitos, além de poder criar os seus próprios guias visuais.

A dittoed está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, através da App Store. Além do seu modo gratuito, a aplicação dispõe de um modo pago, com um preço de 1,69 euros por mês ou 12,99 euros por ano, que inclui templates e filtros premium, além de remover a marca de água das fotografias.

Mini Basketball pretende ser acessível, divertido e com foco no colecionismo

Para os fãs do basquetebol, esta proposta promete ser divertida, incentivando ao colecionismo de jogadores para melhorar a equipa.

Pegando na mesma fórmula de Mini Football adaptada ao basquetebol, Mini Basketball oferece uma jogabilidade simples, mas ao mesmo tempo competitiva. Vai encontrar outros jogadores online e disputar os pontos da vitória, amealhando preciosas moedas para melhorar a equipa.

O jogo tem um aspeto cartoon, muito colorido, com animações divertidas, alargando o desporto a um público mais casual. Entre cortes, passes, sprints e lançamentos ao cesto, tudo é feito com alguns toques simples no ecrã, sendo o controlo executado com o analógico virtual. À medida que vai treinando, as jogadas começam a compor-se e rapidamente estará a fazer “afundanços” impressionantes. Um pequeno medidor permite não só controlar a força como a pontaria com o cesto.

Veja na galeria imagens do jogo:

No fim das partidas, vai amealhar pacotes de cartas que dará acesso a mais e melhores jogadores, ou a possibilidade de evoluir os atributos dos atletas. Os itens de personalização das personagens também são desbloqueáveis.

E não faltam os diferentes ringues de basquetebol, com variadas animações temáticas. Ao longo da carreira, os jogadores vão participar em torneios e taças, amealhando títulos e prémios. E os melhores jogadores vão lutar por ver o seu nome no ranking mundial.

Pode fazer o download de Mini Basketball gratuitamente para smartphones iOS e Android.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.