Desenvolvido por investigadores da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, o F-SAM (Foldable Single Actuator Monocopter) é um pequeno drone dobrável com uma só asa que voa de uma forma, no mínimo, diferente.

Segundo os especialistas, o design do F-SAM inspira-se nas sâmaras, o fruto seco com uma membrana em forma de asa comum a algumas espécies de árvores, e na maneira como rodopiam quando caem até ao solo.

Clique nas imagens para mais detalhes

Com apenas 69 gramas, a maior parte do peso do drone encontra-se na sua bateria. A sua asa é feita à base de uma mistura entre madeira de balsa e plástico, uma combinação que, de acordo com os investigadores, ajuda a manter o controlo do drone durante o voo ao mesmo tempo que é flexível o suficiente para ser dobrável.

Veja o vídeo

Ao todo, o F-SAM conta com uma autonomia de voo que ronda os 16 minutos. No que toca às suas aplicações, os especialistas afirmam que o drone poderá ser utilizado, por exemplo, em combinação com uma variedade de sensores para operações militares, mas também como parte de sistemas de monitorização climática.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.