Perdeu o sentido de olfato ou experienciou alterações olfativas após a infecção pelo SARS-CoV-2? A anosmia (perda do olfato por completo) e a parosmia (distorção do sentido do olfato) são alguns dos sintomas mais comuns de Covid-19 e podem até interferir na capacidade que temos de saborear os alimentos. A boa notícia é que há técnicas para recuperar este sentido.

"Cerca de 65% das pessoas infectadas com o coronavírus tiveram alterações no paladar ou no olfato”, explica o otorrinolaringologista Alexandre Colombini ao Metrópoles. As perdas olfativas a longo prazo acontecem porque, durante a infecção, o vírus penetra no bulbo olfatório, a zona do cérebro responsável pelo reconhecimento dos cheiros.

Para reverter esta situação, o médico recomenda o treino olfativo, uma técnica simples que deve ser realizada duas vezes por dia, durante, pelo menos, três meses.

Veja, abaixo, os passos que deve dar:

1- Comece por preparar o 'kit'. Introduza pó de café, mel, cravo, vinagre balsâmico, essência de baunilha, suco de tangerina e pasta de dentes em frascos de vidro.

2- Duas vezes por dia, cheire cada um dos frascos durante 10 segundos. Faça intervalos de cerca de 15 segundos entre um frasco e outro.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.