Ansiosa para sentir o seu bebê? Por volta do segundo e terceiro trimestres, as mães estão sempre à espera de sentir um pontapé, um movimento...

Eis alguns truques que podem dar um "empurrãozinho":

1. Faça um lanche
Os bebês respondem aos impulsos do açúcar no sangue. Mas atenção, não é preciso comer doces. Um lanche saudável, como uma fatia de queijo, torradas com manteiga, iogurte grego, frutas e nozes, vão provocar o efeito desejado.

2. Faça alguns "jumping jacks" (saltos) e em seguida se sente
Em casa, dê alguns saltos, com cuidado e de forma não muito rápida (e se não estiver com uma gravidez de risco ou se o médico recomendou repouso). Depois se sente no sofá. Isto pode estimular o bebê a se movimentar.

3. Fazer cócegas na barriga 
Provavelmente já reparou que quando vai fazer a ecografia, o médico agita o aparelho em cima da barriga para conseguir ver melhor o bebê ou para o fazer se mexer. Em casa, pode sempre fazer umas cócegas na barriga ou dar leves toques com a mão.

4. Apontar uma lanterna à barriga
Entre as semanas 22 e 26, o bebê consegue distinguir a luz da escuridão. Por isso, experimente apontar a luz de uma lanterna à barriga. O bebê provavelmente vai se mexer para fugir dessa luz!

5. Se deite
Durante o dia, com as rotinas, o ir trabalhar, andar de um lado para outro, todo este balançar faz com que o bebê adormeça. E quando chega a casa, provavelmente gostaria de o sentir, agora que está mais concentrada. Muitas mães notam que quando vão para a cama, quando se deitam, o bebê começa a despertar e se mexer com mais frequência do que durante o dia.

6. Falar com o bebê
Entre as semanas 22 e 26, o bebê começa a ouvir a voz da mãe, e reage ao som alto e outros sons que acontecem à sua volta. Por isso, essa é a hora perfeita para falar com o seu bebê pois, mais tarde ou mais cedo, ele vai reagir.

7. "Borboletas na barriga"
Conhece aquela sensação de "borboletas na barriga", quando estamos entusiasmadas com alguma coisa? Se vir um filme, por exemplo, que lhe provoque essa sensação, o bebê irá reagir a esse sintoma.

8. Cante uma música
Cante uma música de ninar para o seu bebê ou aumente o volume da música que está ouvindo (desde que não seja muito alto). Há mães que colocam uns fones de ouvido na barriga para o bebê ouvir a música mais de perto.

Estes são alguns truques que podem fazer o bebê se  mexer dentro da barriga. Mas se não resultar, não se preocupe. Cada bebê é único, e têm maneiras diferentes de reagir aos estímulos exteriores.

Se, no entanto, perceber que algo não está bem ou se está preocupada, consulte o seu médico.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.