Já se perguntou por que motivo aparecem manchas brancas nas unhas? Se tem essas marcas, ou se as suas unhas se encontram extremamente frágeis e quebradiças, é possível que exista algum problema de saúde.

Manchas ou pontos brancos nas unhas podem ser indicadores de algum tipo de infecção ou que o seu organismo tem deficiência de nutrientes.

O termo técnico para essas manchas é leuconiquia e, segundo a publicação médica Healthline, elas podem ter várias causas.

O problema pode não passar de uma reação alérgica - seu corpo pode ter reagido mal, por exemplo, ao esmalte ou removedor -, ou pode indiciar uma infecção fúngica. A onicomicose trata-se de um fungo comum que tende a aparecer nos dedos das mãos e dos pés, deixando as unhas frágeis e quebradiças.

Noutros casos, o aparecimento de manchas brancas está associado ao déficit de algum mineral. A publicação Healthline sublinha, ainda, que a deficiência de zinco e de cálcio pode provocar o surgimento desse tipo de marcas. O Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) salienta também que a leuconiquia pode ser igualmente um sintoma “de deficiência de ferro e de anemia”.

Apesar de ser normal que as unhas mudem de aparência de tempos em tempos, caso tenha manchas ou pontos brancos nas unhas, é essencial que procure ajuda médica, de modo a entender o que se passa.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.