Todavia, fazer alguns pequenos ajustes à sua rotina diária pode ajudá-lo a queimar calorias - e pode até perder peso no processo.

De acordo com uma nova pesquisa, citada pelo jornal britânico The Sun, adultos em idade ativa passam uma média de 9,5 horas por dia no sedentarismo.

Sendo que esse valor aumenta gradualmente com a idade, de modo que, por volta dos 75 anos, as pessoas são sedentárias durante 11 horas por dia.

Michael Mosley, jornalista científico e médico, explicou por que tal razão é tão prejudicial para a saúde no seu podcast da BBC Radio 4, 'Just one Thing'.

"No Reino Unido, muitos de nós passamos 10 horas por dia ou mais sentados, e, infelizmente, isso pode levar a problemas de saúde bastante desagradáveis, incluindo um risco aumentado de doença cardíaca, diabetes tipo 2, e morte por todas as causas", explicou Mosley.

Pessoas que permanecem mais tempo sentadas sofrem mais ataques cardíacos e envelhecem prematuramente.

E infelizmente, sessões esporádicas de exercício físico não farão muito para reverter os danos causados.

Mosley disse que a pesquisa mostra que "não se podem reverter as consequências nefastas de permanecer sentado durante longos períodos" a menos que faça pelo menos 40 minutos de exercício diariamente.

No seu podcast, o médico mencionou: "estou prestes a fazer algo que realmente pode ter um impacto a longo prazo na minha saúde, baixando os meus níveis de açúcar no sangue e queimando uma quantidade surpreendente de calorias".

"É tão simples quanto isto, levanto-me da cadeira e permaneço de pé. É isso. Não vou à rua fazer uma caminhada com o cão ou fazer agachamentos. Somente permaneço de pé neste lugar".

"Levantar-se da cadeira, e passar mais tempo de pé, é uma maneira simples e fácil de melhorar a sua saúde", complementou.

Segundo Michael Mosley, o estudo sugere que permanecer em pé por mais de três horas por dia equivale a centenas de quilômetros por ano.

Simplesmente trabalhando um terço do seu dia em pé, pode queimar a mesma quantidade de calorias que ao correr 10 maratonas no período de um ano, afirmou.

Além disso, também pode ajudar a acelerar o metabolismo, melhorar a saúde óssea e a reduzir a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.

"Há alguns anos, estive envolvido num estudo, onde pedimos a trabalhadores de escritório para permanecerem em pé por mais de três horas por dia durante uma semana", continuou o médico.

"Na altura descobrimos que o simples ato de estar em pé elevou tanto os seus batimentos cardíacos que um dos investigadores calculou que se somasse mais de um ano, queimaria as mesmas calorias que se corresse cerca de 10 maratonas".

Ficando de pé queima aproximadamente 100 a 200 calorias por hora, dependendo do tipo de corpo.

Mesmo que não se mova, os músculos permanecem ativos e a massa muscular ajuda a queimar mais calorias.

O The Sun refere ainda, que uma outra pesquisa realizada nos Estados Unidos apurou que as pessoas que substituíram o ato de permanecer sentado por ficar de pé durante seis horas por dia queimavam 54 calorias extra do que seus homólogos.

Pode parecer uma quantidade insignificante, mas ao longo de um ano, pode chegar a pesar 2,5 kg a menos.

Leia Também: Esta é a melhor dieta para emagrecer e reverter a diabetes tipo 2

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.