A constipação desaparece por si própria. Mas, enquanto tal não acontece, evite determinados alimentos que fazem toda a diferença.

Veja, abaixo, os alimentos que, segundo a revista Health, são para evitar.

Produtos lácteos

A população em geral deve ingerir duas porções de laticínios diariamente e as crianças e adolescentes devem consumir três porções. Quando em excesso, porém, podem causar problemas no sistema digestivo. Opte por alternativas de amêndoa, soja e por leite de aveia, sempre que possível.

Carne vermelha

"As pessoas que comem grandes quantidades de carne vermelha não estão ingerindo fibra suficiente", explica Rudolph Bedford, gastroenterologista no Providence Saint John's Health Center, nos Estados Unidos, à Health. Bedford acrescenta ainda que, por ter maior teor de gordura, a carne vermelha move-se mais lentamente pelo sistema digestivo.

Alimentos processados e fritos

Todos sabemos que devemos evitar ao máximo os alimentos processados e 'fast-food'. No entanto, talvez não saiba que o hambúrguer e as batatas fritas que costuma comer com fartura podem estar na origem dessa maldita constipação. Porquê? Os alimentos processados tendem a ser ricos em gordura e pobres em fibra, o que faz com que prendam o intestino e piorem os sintomas. Por outro lado, a ingestão de, pelo menos, 30 gramas diárias de fibra tem a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino.

Doces

É verdade: o consumo exagerado de açúcar faz mesmo mal à saúde, é viciante e não sacia. Quer isto dizer que também é fraco em fibra e, por isso, de evitar.

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