Mantenha uma boa relação com a comida. E se a alimentação é uma necessidade vital ao bom funcionamento do organismo, obviamente é também um prazer! Um prazer tão grande que a resposta à pergunta "Por que razão comemos?" é: comemos porque é uma necessidade vital do ser humano e porque nos dá prazer.

Entre a necessidade e o prazer tem de haver equilíbrio. O prazer requer um certo controle, por isso, ao fim do terceiro quadrado de tablete de chocolate, deve pôr a mão na consciência e perguntar-se: "Alimentar o prazer é comer dois quadrados de chocolate ou comer a tablete inteira?" Não confunda prazer de comer com gula.

Ponha fim aos maus hábitos! Se está triste, não coma. A alimentação não é um filme cômico. Se está cansada, não coma. O cansaço se cura repousando. Se está deprimida, não coma "lixo". A alimentação não é um antidepressivo. Saia do campo do automático, eleve a alimentação a um plano metódico da sua organização e tome as rédeas do comando sobre a alimentação, para que ela seja, de verdade, um prazer!

Deslizes repetidos, repetidamente, engordam. Não há salvação possível! Não é porque todos os comensais pedem uma sobremesa, que também tem de pedir. Não! Peça um chá, um café, uma água com gás e limão. E se for falta de educação recusar uma fatia de bolo ou um copo de vinho, aceite, mas deixe-os a meio. Lembre-se de que a capitã da sua vida é você.

É normal aumentar um quilo depois de um deslize mas, se rapidamente entrar nos eixos, o peso volta a baixar até ao nível de estabilização. Assim, não haverá oscilações de peso de uma semana para a outra. Porém, se eventualmente entrar numa escalada de deslizes, ou porque está de férias ou porque é uma época festiva, e esse quilo a mais se instalar, depressa chegará aos dois quilos a mais e por aí adiante.

O que fazer? Parar com os deslizes o mais rapidamente possível para que o peso volte a baixar. Não, não deve cortar na alimentação (lembre-se de que comer menos engorda). Deve, simplesmente, voltar a comer de forma saudável, equilibrada e abrir guerra aos deslizes. Quanto maior a ausência de deslizes, maior o equilíbrio constante do seu peso.

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.