À medida que vamos envelhecendo, a pele do rosto começa a acusar a idade. São as rugas a manifestarem a sua presença. Por norma, é entre os 30 e os 40 anos que elas começam a aparecer. No entanto, não é só a idade a responsável — há certos hábitos que podem estar na sua origem. Não sabe quais são? Conheça já 7 (terríveis) hábitos que provocam o aparecimento de rugas:

1. Elevada exposição solar

O Sol é vida. No entanto, a elevada exposição solar provoca manchas e rugas na pele, o que não é nada agradável. A acrescentar à alta exposição solar, se a pele não tive protegida, devidamente, com proteção solar, é ainda mais preocupante.

2. Stress

O stress, além de dificultar a capacidade da pele fazer a renovação celular e produzir colágeno, provoca a produção de radicais livres. Stress, bem longe!

3. Tabagismo e consumo de álcool

Sabemos que o tabaco não faz nada bem à saúde. E às rugas? Também não. A nicotina reduz a produção de colágeno, levando a que a pele fique mais enrugada e, consequentemente, sem vida. O consumo de álcool também é um grande inimigo, pois promove o aumento dos radicais livres e dificulta a absorção de nutrientes.

4. Má alimentação

Ter uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, frutas variadas, leguminosas, cereais e hortaliças, é a aliada para uma pele bonita e livre de rugas. Pelo contrário, se ingerir em muitos alimentos com elevados níveis de açúcar, sal e gordura, causa danos a pele.

5. Não ter uma rotina de sono

Não é à toa que o "sono de Beleza" é dito vezes e vezes sem conta. É durante o sono que a pele regenera e, por isso, é essencial que se tenha uma rotina de sono com qualidade.

6. Dormir com maquiagem

Mas há ainda alguém que durma com maquiagem? Se sim, bem, mudem já esse péssimo hábito, pois ao dormirem com maquiagem estão a obstruir os poros, não deixando a pele "respirar" durante a noite.

7. Utilização de produtos inadequados para a pele

Nunca é demais tratar da pele. No entanto, quando são utilizados produtos menos adequados, ora para o tipo de pele, ora para as suas necessidades, pode resultar no aparecimento de rugas finas e acentuar as que já existem.

Conheça 8 cremes de rosto anti-idade que pode encontrar na prateleira do supermercado.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.