Certamente já se perguntou ou já pensou sobre o uso de smartphones desde muito cedo. Inclusive se faz sentido uma criança ter à sua disposição um desses equipamentos.

O que é certo, é que os smartphones desempenham cada vez mais um papel muito importante em todos os momentos do dia a dia e cabe aos pais decidir quando, para quê e como é que estes equipamentos entram na vida dos seus filhos.

Para ajudar, a WIKO, empresa europeia de smartphones, oferece 5 dicas sobre os benefícios de as crianças usarem um smartphone.

1. Promove o acesso a conteúdos educativos

Hoje em dia existem já várias aplicações que permitem praticar o que foi aprendido na sala de aula e fazê-lo através de um smartphone pode ajudar a que a criança se sinta motivada.

Adicionalmente, uma estratégia muito eficaz de usar um smartphone para fins educacionais é pedir aos professores que acrescentem aos trabalhos de casa, uma pesquisa sobre os temas dados em aula através do celular.

Isto vai fazer com que uma criança junte o útil ao agradável e tenha mais interesse nas matérias lecionadas em sala de aula.

2. Incentiva a ter mais responsabilidade

Permitir o uso de um smartphone a uma criança é também ensiná-la a ser responsável e cuidadosa com o equipamento. Para além deste cuidado físico, é bom que desde cedo se imponham limites de tempo de uso do celular.

Incentivar uma criança a fazer pausas regulares e a ter cuidado com os conteúdos que visita online é um grande passo para o bom e responsável uso destes dispositivos no futuro.

3. Ajuda a registar bons momentos

A infância de uma criança é recheada de momentos preciosos que devem ficar registados para sempre. O uso de um smartphone pode ajudar a tirar fotos de momentos engraçados, com amigos ou com a família para que mais tarde possam vir a ser lembrados.

Muitas aplicações já estão otimizadas para o uso por parte de crianças que não têm tanta experiência ou são desajeitadas com um smartphone nas mãos.

4. Potencia diversão e ajuda a explorar a tecnologia e a internet com limites

A tecnologia oferece diversas possibilidades positivas, mas é preciso saber utilizá-la. Jogos, sites ou qualquer outro tipo de funcionalidade, estão ao alcance de uma criança. É importante que se divirta, mas tem de haver algum controlo. Aplicações de controlo parental são muito úteis e ajudam as famílias a explorar a tecnologia juntos e da melhor maneira possível.

Para além disto, permitem também a criação de uma conta na qual os pais podem controlar quais as aplicações instaladas e os conteúdos visualizados.

5. Promove uma maior confiança e abertura entre pais e filhos

Não é nenhuma novidade que usar um smartphone envolve responsabilidade, e cabe aos pais transmitir segurança aos filhos para que possam ser sinceros com eles caso vejam algo que achem estranho quando usam o equipamento, seja na Internet ou em uma conversa entre amigos.

É importante que entendam que em qualquer momento podem recorrer aos pais sem receios ou vergonhas, e que os pais conversem com eles com calma de forma a existir uma maior abertura entre todos.

A verdade é que, tal como em tudo, existem vantagens e desvantagens do uso de smartphones por parte das crianças. Convém educá-las da melhor maneira para que sejam sempre responsáveis.

Estar atento aos conteúdos que são visualizados, limitar o tempo, promover o uso para fins educacionais e alertá-los para alguns perigos da internet, são cuidados a ter quando se passa um celular para as mãos de uma criança.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.