A produção de uvas é muito explorada em todo o mundo, mas, apesar disso, os benefícios desta fruta ainda são pouco divulgados.

As uvas roxas, por exemplo, contêm resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo, vitaminas A, C, E e K, e minerais como, por exemplo, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Também são pouco calóricas —em 100 g da fruta roxa há 50 kcal; já a verde tem 56. Fique por dentro de alguns benefícios de adicioná-las ao seu regime alimentar:

  1. Fazem bem à saúde do coração. A fruta contém potássio, um mineral que atua no controlo da pressão arterial, uma vez que neutraliza o sódio. Além disso, a presença do resveratrol na casca da uva roxa controla o nível do LDL, o colesterol “mau”, e favorece o HDL, o “bom”. Assim sendo assim, reduz o risco de aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias, protegendo o coração de doenças.
  2. Ajudam a controlar o açúcar no sangue. Apesar de ser uma fruta com bastante açúcar, a uva tem um baixo índice glicêmico e ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Isto porque o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, o que melhora a capacidade do corpo de usar glicose. É por isso que as uvas tendem a ser benéficas para quem tem diabetes.
  3. Ajudam a combater infeções. Os compostos fenólicos presentes nas uvas têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando na prevenção de infeções. Como? Eles regularizam a microbiota intestinal (micro-organismos que povoam o trato gastrointestinal), o que é bom para o sistema imunitário. Além disso, a presença de vitamina C contribui para o fortalecer a imunidade.
  4. Diminuem a prisão de ventre. As uvas contêm muita água e fibras, principalmente na casca. Por isso, elas ajudam as pessoas a manterem-se hidratadas e a evacuar com mais frequência, reduzindo assim o risco de obstipação. As fibras diminuem o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino e aumentam a massa fecal que será eliminada.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.