Comece hidratando as lentilhas. Como não têm casca, vão cozinhar em um instante, mas para serem mais digeríveis, têm de ficar de molho, pelo menos, duas horas. Em seguida, lave-as bem.

Em uma forma, coloque os pimentões cortados ao meio, sem sementes, com o alho com pele, azeite, sal e pimenta q.b. e leve ao forno a 180 ºC até ficarem muito bem assados.

Em uma panela média e funda, refogue a cebola até ficar translúcida, durante cerca de cinco minutos, em fogo brando. Adicione o gengibre cortado em pedaços grosseiros. Junte as lentilhas e refogue durante cinco minutos, em lume brando. Cubra as lentilhas com água e cozinhe até ficarem macias, a se desfazerem. O tempo de cozedura vai depender do tipo de lentilhas utilizado. Em 30 minutos devem estar boas.

A cozedura deve fazer-se com a panela tapada, em fogo médio/baixo. Vá verificando se o cozimento não seca muito porque as lentilhas absorvem o líquido e podem queimar. Esta sopa requer uma atenção extra. Quando as lentilhas estiverem a desfazer-se, adicione o sal e a pimenta-preta.

Entretanto, quando os pimentões estiverem assados, junte-os a panela, com os alhos assados sem pele.

Retire a panela do fogo e, em uma liquidificador passe tudo até obter um puré.

Prove e ajuste os temperos, se necessário. Se a sopa estiver muito densa, coloque-as de volta na panela, adicione mais água, prove e ajuste os temperos. Sirva com um fio de azeite virgem extra e pimenta-preta moída na hora.

Esta receita é parte integrante do livro “Comer Amor”.

GastronomiaContemporânea
Tipo de pratoSopa,Sopas
TempoMédio
DificuldadeFácil
Doses4

Ingredientes:

Lentilhas laranjas ou rosa sem casca300 g
Pimentões vermelhos grandes3
Azeite virgem extra2 colheres de sopa
Sal marinhousar q.b.
Pimenta-pretausar q.b.
Dentes de alho⁣3
Cebola média1
Gengibreum pedaço com 3 cm
Águasuficiente para cobrir as lentilhas

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.