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Sendo um dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário, não é o único, que devemos inserir na nossa dieta rica e diversificada.  Para um adulto, a necessidade diária da Vitamina C oscila entre 60 a 15 mg, subindo um pouco no caso de fumantes.

Antes de conferir a lista dos alimentos campeões em vitamina C, lembre-se que boas práticas da dieta diária também são necessárias e você pode conferir essas outras dicas aqui.

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Embora na lista que apresentamos apareçam, por exemplo, a couve-de-bruxelas, é preciso prestar atenção. Já que em processo de cocção destes vegetais, levam à perda de cerca de 50% do valor de vitamina C.

A pimenta, em segundo lugar nesta tabela, podendo ser ingerida crua, traz um aumento no valor de vitamina C.

Colocando em consideração as porções diárias recomendadas na ingestão de frutas e hortaliças - e que revelamos abaixo -, é muito fácil atingir as recomendações de vitamina C (em mg) apontadas na abertura deste artigo. Isto também considerando alimentos mais pobres em vitamina C.

Frutas - Três porções diárias (160 g cada porção).

Hortaliças - Quatro porções diárias (140 – cru- a 180 g -cozinhado-, cada porção).

Alimentos ricos em vitamina (acima dos 20 mg por 100 g de alimento).

Couve-de-Bruxelas – 115 mg

Pimenta – 90 mg

Agrião – 77 mg

Kiwi– 72 mg

Mamão – 68 mg

Coentros – 63 mg

Laranja – 57 mg

Castanha - 51 mg

Morango – 47 mg

Brócolis - 41 mg

Tangerina – 40 mg

Nectarina – 37 mg

Framboesa – 30 mg

Melão – 30 mg

Manga – 23 mg

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