Vamos começar?

Um dos segredos desta receita é deixar o grão submerso em bicarbonato de sódio e água. É isso que vai tornar a pele do grão muitíssimo mais suave do que normalmente é, aumentando o seu pH. Por isso, comece por colocar, em uma taça grande, em cima do balcão da cozinha, o grão com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e muita água. Deixe assim de um dia para o outro. O grão vai aumentar, quase duplicando o seu volume, por isso ponha bastante água.

No dia seguinte, escorra o grão e coloque-o em uma panela com a outra colher de chá de bicarbonato de sódio, cobrindo com água dez centímetros acima. Acenda o fogo no máximo até levantar fervura, enquanto vai retirando as partículas que sobem à superfície. Abaixe o fogo para médio, tape a panela e deixe cozinhar durante uma hora e pouco, até o grão ficar bem tenrinho.

Agora, o segundo segredo: para o hummus ficar bem cremoso, o grão tem que ser cozido por bastante tempo e ficar mesmo se desfazendo. Quando estiver pronto, escorra.

Enquanto o grão cozinha, vamos para o terceiro segredo: para ficar com o tal sabor viciante, não descasque os dentes de alho. Coloque-os com casca em um processador ou na Bimby com o suco de limão e uma colher de chá de flor de sal e pique tudo até ficar com um puré. Deixe assentar durante dez minutos para maturar os aromas e só depois é que vai passar esta mistura por uma peneira e novamente para o processador, pressionando bem para aproveitar o máximo de suco possível.

Jogue fora a parte sólida do puré de alho e junto o tahini ao líquido. Enquanto tritura tudo, acrescente 6 centilitros de água gelada. Quando o creme estiver suave, acrescente o grão e os cominhos e deixe triturar durante vários minutos. E finalmente chegamos ao último segredo: tem de triturar o grão durante muito mais tempo do que o faz habitualmente. Pare só quando tiver atingido um creme aveludado e híper suave de que lhe falei. Acerte o tempero com mais um pouco de flor de sal, suco de limão e cominhos, se gostar, e sirva com paprica salpicada por cima, salsa picada e um bom azeite a gosto.

Esta receita é parte integrante do livro "As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério

GastronomiaTradicional
Tipo de pratoAcompanhamentos
TempoMédio
DificuldadeFácil

Ingredientes:

Grão-de-bico seco200 g
Bicarbonato de sódio2 colheres de chá
Dentes de alho com casca4
Sumo de limão espremido no momento80 ml
Flor de Sal1 colher de chá
Tahini (pasta de sésamo) de boa qualidade150 g
Uma pitada de cominhos ralados-
Azeiteum fio generoso
Salsa fresca picadaPaprica
Papricausar a gosto

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.