

Os comportamentos de compra de alimentos em todo o mundo sofreram mudanças significativas desde que a pandemia de COVID-19 se instalou. Com a incerteza sobre quanto tempo durariam os confinamentos, no início da pandemia, muitos consumidores aglomeraram-se em supermercados e mercados para armazenarem alimentos e bebidas. Também houve mudanças nos tipos de alimentos que as pessoas compraram, com muitas, em todo o mundo, a dizerem que aumentaram o consumo de frutas / vegetais frescos, laticínios e junk food. Os dados são de um relatório global do instituto YouGov, que investigou as mudanças nos padrões de consumo e compra de alimentos dos consumidores em 17 países.
O International FMCG / CPG Report 2021 destaca as principais tendências de compras de alimentos neste ano, quantificando a mudança para transações online e revelando o impacto da pandemia nas rotinas de compras de alimentos. O documento também explora as mudanças relacionadas à pandemia nas compras de alimentos, álcool e cosméticos e revela as atitudes dos consumidores em relação às compras locais e sustentáveis no mundo pós-COVID-19.
Uma análise de quatro categorias de gastos com alimentos (fruta/vegetais frescos, laticínios, refeições prontas resfriadas e junk food) revela que consumidores de mercados importantes em todo o mundo aumentaram o seu consumo nestas categorias.
Mudanças no consumo de fruta, vegetais e laticínios
Embora o armazenamento de alimentos tenha resultado do medo e da incerteza do consumidor nos primeiros meses da pandemia, os confinamentos e as restrições aos restaurantes também levaram muitas pessoas a descobrir (ou redescobrir) a paixão por cozinhar em casa. Um número significativo de compradores de alimentos em países como Austrália, França, Alemanha, México, Singapura, Reino Unido e EUA aumentaram o seu consumo de fruta/ vegetais frescos e produtos lácteos desde o início da pandemia.
O aumento da procura por fruta e vegetais é especialmente evidente no México e em Singapura, onde cerca de metade de todos os consumidores de alimentos disseram que aumentaram o consumo de itens dessa categoria. Os produtos lácteos também se tornaram significativamente mais populares em Singapura e no México no ano passado.
Os snacks dispararam no meio da pandemia, mas algumas partes do mundo resistiram à junk food. Muitos consumidores relataram que passaram a fazer lanches mais regularmente durante a pandemia. O consumo de lanches aumentou na Austrália, França, Reino Unido e EUA, quase ao nível do aumento da procura por fruta e vegetais frescos.
Mas isso não conta toda a história. Uma parte das pessoas em cada país enfrentou a pandemia comendo menos junk food. Isto aconteceu sobretudo no México, onde alguns estados aprovaram a proibições de vendas de junk food para menores. E entre os consumidores de França, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Alemanha, cerca de 15% a 18% dizem que comeram menos junk food durante a pandemia.
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