No dia anterior, ou pelo menos 30 minutos antes, corte o tofu em cubos e seque com uma toalha de cozinha limpa. Misture todos os ingredientes da marinada e deixe marinar o tofu dentro de um recipiente, na geladeira.

Entretanto, para cozinhar a quinoa, lave muito bem a mesma e leve-a ao fogo dentro de uma panela com o dobro da água e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura e cozinhe durante dez minutos. Desligue o fogo e mexa com um garfo, para a soltar.

Corte os legumes e monte os espetos, alternando os legumes com o tofu marinado.

Aqueça uma grelha untada com um pouco de azeite, durante cerca de cinco minutos de cada lado.

Sirva os espetos por cima da quinoa.

Esta receita é parte integrante do livro “Vegetal a 100%” (edição Influência)

GastronomiaContemporânea
Tipo de pratoComer com o Coração
TempoRápido
DificuldadeFácil
Doses4

Ingredientes:

Espetinhos

Tofu firme, em cubos250 g
Tomates-cereja12
Curgete em cubos1/2
Cebola roxa em pedaços médios1/2
Azeite2 colheres de sopa

Quinoa

Quinoa250 g
Água550 ml
Sal grosso½ colher de chá

Marinada

Suco de ½ limão-
Molho tamari ou molho de soja2 colheres de sopa
Geleia de arroz ou outro adoçante líquido1 colher de sopa
Alho em pó½ colher de chá
Pimentão-doce1 colher de chá
Mistura de 4 pimentasusar q.b.

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