
A tempestade agora está localizada 75 km a leste de Puerto Progreso, no estado de Yucatán, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
O instituto espera que o Zeta ultrapasse o Golfo do México na terça-feira e se aproxime da costa dos Estados Unidos na quarta-feira.
O governador de Quintana Roo, Carlos Joaquín, disse que a passagem do furacão pelo estado - onde estão os balneários de Cancún, Tulum e Riviera Maia - não deixou vítimas ou danos significativos.
"Os relatórios que temos até agora indicam um saldo em branco após a passagem do furacão Zeta por Quintana Roo", disse no Twitter.
"Aeroportos em operação, hospitais e centros de saúde sem incidentes e obras sendo feitas para restaurar os serviços públicos que foram perdidos em algumas cidades e bairros", acrescentou.
Na madrugada de 7 de outubro, o furacão Delta atingiu a costa perto de Cancún com a categoria 2 (de 5) na escala Saffir-Simpson, não deixando vítimas, apenas danos materiais.
A passagem de furacões e tempestades é um novo golpe para esses resorts, que viram a chegada de visitantes cair drasticamente devido à pandemia covid-19. O turismo representa mais de 8% do PIB do México.
A temporada de furacões de 2020 no Atlântico está registrando um recorde de atividade. Zeta é a 28ª tempestade.
Esgotados os nomes dados a esses fenômenos, os meteorologistas começaram a identificá-los com o alfabeto grego.
yug/dga