
Um forte terremoto foi registrado neste domingo no arquipélago do Vanuatu, uma pequena nação no Oceano Pacífico, com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) a registrar um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter.
As autoridades emitiram também um alerta de tsunami, perante a possibilidade do arquipélago ser atingido por ondas gigantes.
O Vanuatu é um país habituado a sismos e desastres naturais, já que fica localizado junto ao 'Anel de Fogo', a falha geológica em torno do Oceano Pacífico onde uma série de vulcões subaquáticos provoca terremotos constantes.
O epicentro deste sismo foi registado a 23 quilômetros da costa de Port Olry, uma província no país com quase 300 mil cidadãos. A profundidade foi de 27 quilômetros, acrescenta o USGS.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico alertou para a ocorrência de tsunamis localizados a cerca de 300 quilômetros do epicentro do sismo.
Até agora, não há registo de estragos ou vítimas.
Entretanto, o Serviço de Emergência do Havai, que pertence aos Estados Unidos, já avançou que não são esperadas ondas gigantes no seu território.