Desde a semana passada, estamos enviando reportagens de diversas partes do país, em que procuramos aprofundar as preocupações do eleitor americano, bem como análises para entender os grandes desafios desta votação.

Também estamos publicando ângulos sobre como essas eleições são vistas no exterior, do México a Pequim, passando por Dubai, Irlanda, Rússia ou Alemanha, para tentar descrever o que está em jogo em nível mundial em questões econômicas, sociais ou ambientais, dependendo de quem for o futuro presidente dos Estados Unidos.

Nesta sexta-feira (30), difundimos o seguinte material:

WASHINGTON:

Trump e Biden, os contrastes das duas famílias que podem habitar a Casa Branca

O presidente Donald Trump e seu rival democrata Joe Biden têm em comum a faixa etária, ambos acima de 70 anos, mas a comparação acaba neste ponto e suas famílias também apresentam dois estilos completamente diferentes.

Por Ben SHEPPARD

(EUA eleições, Ângulo, 812 palavras)

MINNEAPOLIS:

Em Minneapolis, como em outros locais dos EUA, pedidos por reforma policial diminuem

"Começou forte, mas retrocedeu": Thomas Waltower, um professor de Minneapolis, lamenta que os pedidos por uma reforma profunda da força policial - surgidos após a morte do afro-americano George Floyd - tenham perdido força no debate pré-eleitoral nos Estados Unidos.

Por Joy POWELL com Charlotte PLANTIVE em Washington

(EUA eleições, Ângulo, 548 palavras)

SAN FRANCISCO:

Na Califórnia, participar das eleições leva tempo e dá trabalho

Votar na Califórnia não se resume a escolher entre Trump e Biden. Os moradores deste estado do oeste dos Estados Unidos precisam se posicionar sobre uma grande quantidade de decisões em uma série de referendos e eleições de funcionários - de juízes a conselhos escolares.Por Julie JAMMOT

(EUA eleições, 786 palavras)

- Enviadas na quinta-feira (29):

WASHINGTON:

Primeiro mandato de Trump: folha de resultados

Donald Trump se gaba que "nenhum governo" conseguiu mais do que o seu durante seu primeiro mandato como presidente. Mas, deixando de lado sua resposta à pandemia do coronavírus - uma crise maior na qual, segundo as pesquisas de voto, ele não esteve à altura -, como foram os êxitos do presidente republicano?

Por Sebastian SMITH

(EUA eleições, Quadro, 1027 palavras)

BALTIMORE, Maryland:

Kim Klacik quer encarnar 'nova geração negra' pró-Trump

Jovem, negra e republicana, Kim Klacik quer representar a "nova geração" de eleitores de Donald Trump e, se conseguir ganhar uma cadeira no Congresso na terça-feira, sua vitória será altamente simbólica.

(EUA eleições, Perfil, 589 palavras)

FLINT, Michigan:

Em Michigan, a mobilização dos eleitores negros chama atenção

Depois de sofrer uma crise de água contaminada e serem duramente atingidos pela epidemia da Covid-19, os eleitores de Flint - uma cidade predominantemente negra de Michigan, no norte dos Estados Unidos - têm motivos para desconfiar dos políticos.

Por John BIERS

(EUA eleições, Reportagem, 607 palavras)

FLINT, Michigan:

Após escândalo de água contaminada, cidade americana de Flint ainda desconfia

Seis anos depois de um escândalo sanitário, as autoridades em Flint dizem que a água nesta cidade do Michigan, no norte dos Estados Unidos, agora está em conformidade com os padrões nacionais de saúde pública, mas os residentes não acreditam.

Por John BIERS

(EUA eleições, Ângulo, 696 palavras)

- Enviadas na quarta-feira (28):

NOVA YORK:

Trump e sua Nova York natal, uma relação acabada após quatro anos na Casa Branca

Dos insultos às batalhas judiciais, passando por ameaças de cortes no orçamento, a relação de amor e ódio de Donald Trump com sua cidade natal Nova York se transformou em um desprezo mútuo depois de quatro anos na Casa Branca.

Por Catherine TRIOMPHE

(EUA eleições Nova York, Ângulo, 500 palavras)

BATHESDA, Maryland:

Pobreza se aproxima da classe média dos EUA em meio à pandemia

Quando a pandemia de covid-19 varreu os Estados Unidos, Keith continuou com seu emprego no setor de serviços financeiros, mas sua renda secou à medida que as comissões cobradas começaram a diminuir.

Por Delphine TOUITOU

(EUA eleições pobreza, Ângulo, 507 palavras)

MIAMI, Flórida:

Ex-detentos da Flórida votam pela primeira vez em 150 anos

A sentença de Yraida Guanipa não terminou quando ela foi libertada da prisão em 2007. Para ela, esse momento começou a chegar quando ela votou no início da eleição presidencial dos Estados Unidos, após uma longa e difícil luta para reconquistar o sufrágio de ex-presidiários da Flórida.

Por Leila MACOR

(EUA eleições sociedade, Reportagem, 479 palavras)

WASHINGTON:

Os possíveis caminhos de Trump para a vitória em 3 de novembro

O democrata Joe Biden está à frente do presidente Donald Trump nas pesquisas de intenção de voto a menos de uma semana das eleições nos Estados Unidos. Não haverá mais debates, dezenas de milhões de americanos já votaram antecipadamente e o ex-vice-presidente de 77 anos parece estar a caminho da Casa Branca. Não tão rápido.

Por Chris LEFKOW

(EUA eleições Trump, Ângulo, 701 palavras)

- Enviadas na terça-feira (27):

DEEMSTON, Estados Unidos:

Fracking desestabiliza política na Pensilvânia

Bryan Latkanich diz que foi "o maior defensor" da indústria de fraturamento hidráulico, mas agora ele culpa os poços de gás por destruir a saúde de sua família e de sua fazenda no sudoeste da Pensilvânia.

Por Issam AHMED

(EUA eleições meio ambiente, Ângulo, 861 palavras)

ATLANTA, Geórgia:

Democratas e republicanos, um empate inesperado na conservadora Geórgia

Vizinhos e voluntários distribuem água e lanches para eleitores de máscara que esperam pacientemente por sua vez ao sol em Smyrna, um charmoso subúrbio de Atlanta.

Por Elodie CUZIN

(EUA eleições, Reportagem, 763 palavras)

LONDRES:

Vitória de Biden colocará 'relação especial' Londres-Washington à prova

Em caso de vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas, a "relação especial" estabelecida entre o britânico Boris Johnson e Donald Trump poderá sofrer alterações - em um momento em que Londres precisa de mais amigos do que nunca.

Por Jitendra JOSH

(EUA GB eleições, Ângulo, 687 palavras)

- Enviadas na segunda-feira (26):

TIJUANA:

O mal-estar dos trabalhadores na fronteira México-EUA na véspera das eleições

Desde que Donald Trump se tornou presidente, eles se sentem mais discriminados, mas não confiam em Joe Biden. Leslie e Adrián - que diariamente dividem suas vidas entre México e Estados Unidos - estão preocupados com as eleições americanas.

Por Jean Luis ARCE

(México EUA eleições, Reportagem, 625 palavras)

WASHINGTON:

Nas eleições de 2020, a manipulação nas redes sociais é 'made in USA'

As operações russas de manipulação de eleitores durante as últimas eleições presidenciais americanas prejudicaram a reputação das redes sociais, começando pelo Facebook. As plataformas procuram não reviver o trauma de 2016, mas neste ano os reis de desinformação são americanos, afirmam os especialistas.

Por Arthur MCMILLAN

(EUA eleições internet, Ângulo, 682 palavras)

MOSCOU:

Moscou prefere Trump a Biden, apesar das decepções

O presidente americano, Donald Trump, decepcionou o Kremlin, mas o republicano conserva seus favores, já que os democratas ainda têm contas pendentes com os russos.

Por Thibault MARCHAND

(Rússia EUA eleições, Ângulo, 554 palavras)

SCRANTON, Pensilvânia:

Na cidade natal de Biden, otimismo entre trumpistas e cautela entre democratas

Para David Mitchko, não resta dúvidas: Donald Trump pode ganhar na Pensilvânia. Em Scranton, a cidade natal de Joe Biden, a confiança dos republicanos a dez dias das eleições americanas contrasta com a cautela dos democratas, ainda traumatizados pela derrota de Hillary Clinton em 2016.

Por Daxia ROJAS

(EUA eleições Biden, Reportagem, 489 palavras)

- Enviadas na sexta-feira (23):

SEUL, Coreia do Sul:

Nas eleições dos EUA, Coreia do Norte não quer Biden, o 'cão raivoso'

Entre insultos e apertos de mãos, Kim Jong-un e Donald Trump tiveram bons e maus momentos. E, nesse percurso, o presidente americano nunca inspirou na Coreia do Norte o mesmo ódio que seu líder, Kim Jong-un, diz ter de Joe Biden, um "cão raivoso" que é preciso "matar a pauladas".

Por Sunghee HWANG

(EUA eleições CoreiaN, Ângulo, 600 palavras)

PHOENIX, Arizona:

Dois senadores democratas no conservador Arizona? A missão de um astronauta

Da Estação Espacial Internacional (ISS) ao Senado: o astronauta Mark Kelly lidera uma "missão" política no estado conservador do Arizona, que passa por conquistar com sua eleição a segunda cadeira para os democratas no Senado e estimular a candidatura de Joe Biden.

(EUA eleições Senado, Ângulo, 600 palavras)

BALLINA, Irlanda:

Na cidade irlandesa de seus antepassados, Joe Biden tem máximo apoio

A milhares de quilômetros Casa Branca, na Irlanda, um retrato em estilo pop-art do candidato democrata à Presidência americana, Joe Biden, pode ser visto em Ballina, a cidade de seus antepassados no Condado de Mayo.

Por Joe STENSON

(EUA eleições Irlanda, Reportagem, 700 palavras)

KALLSTADT, Alemanha:

'Dois mundos' separam Trump da cidade de seus ancestrais alemães

Thomas Jaworek, prefeito da localidade alemã dos ancestrais de Donald Trump, anunciou, antes da inesperada vitória do republicano em 2016 que, se ele fizesse algo "grande" para os Estados Unidos ou para o mundo como presidente, colocaria uma placa em sua homenagem.

Por Deborah COLE

(EUA eleições Alemanha, Reportagem, 800 palavras)

- Enviadas na quinta (22):

NASHVILLE:

Trump e Biden se enfrentam em último debate sob tensão máxima

Donald Trump enfrenta seu adversário democrata na corrida pela Casa Branca, Joe Biden, nesta quinta-feira (22), para um último debate transmitido pela televisão de Nashville a 12 dias da eleição presidencial nos Estados Unidos.

(EUA eleições política, 540 palavras)

FILADÉLFIA:

Obama pede que eleitores de Biden ignorem pesquisas e votem em massa

O ex-presidente americano Barack Obama criticou duramente o governo de Donald Trump na quarta-feira e convocou os apoiadores do candidato presidencial democrata, Joe Biden, a participar das eleições de 3 de novembro e não se acomodar com as pesquisas favoráveis.

(EUA eleições política Obama Biden, 760 palavras)

WASHINGTON:

Trump mudou política comercial dos EUA e empresas enfrentam problemas

O presidente Donald Trump promoveu uma política comercial voltada para criar empregos nos Estados Unidos e multiplicou tarifas, o que hoje gera problemas para muitas empresas de seu país.

Por Delphine TOUITOU

(EUA eleições comércio economia indústria siderurgia diplomacia aduanas, Análise, 500 palavras)

FOTOS ARQUIVO

MIAMI, Flórida:

Desinformação, racismo e teorias conspiratórias têm terreno fértil entre hispânicos da Flórida

A menos de duas semanas das eleições nos Estados Unidos, teorias da conspiração, racismo contra o movimento social afro-americano e desinformação proliferam entre os eleitores hispânicos na Flórida, especialmente vulneráveis a narrativas como o medo de fraude eleitoral devido às suas experiências em seus países de origem.

Por Leila MACOR

(EUA Eleições hispânicos, Ângulo, 800 palavras)

- Enviadas na quarta (21):

WASHINGTON:

Congressistas, governadores, referendos, tudo é posto à votação em 3 de novembro nos EUA

Na terça-feira, 3 de novembro, os americanos decidem se darão ao presidente Donald Trump um segundo mandato, ou se entregarão ao democrata Joe Biden o comando da Casa Branca.

(EUA eleições política congressistas referendos, Quadro, 400 palavras, já transmitida)

WASHINGTON:

Quatro anos de declarações chocantes de Trump sobre líderes estrangeiros

Com tuítes e declarações chocantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca a reeleição em 3 de novembro, rompeu os códigos das relações internacionais, com um gosto marcado pela provocação e uma tendência desconcertante de destacar sua amizade com os adversários dos Estados Unidos e sua rivalidade com os aliados.

(EUA política eleições diplomacia declarações, Quadro, 700 palavra, já transmitida)

NOVA YORK:

A cobertura da imprensa americana em uma campanha eleitoral 'anormal'

Perguntas educadas, tendência à moderação, poucas críticas a uma campanha com acesso restrito. Os jornalistas incomodam menos Joe Biden do que Donald Trump, reconhecem vários especialistas em mídia, e alguns justificam a diferença pelos métodos do presidente.

(EUA eleições política imprensa mídia, Ângulo, 800 palavras, já transmitida)

NOVA YORK:

Se Trump rejeitar resultado das urnas, manifestantes já estão prontos

"Esperamos que tudo corra bem, mas devemos estar preparados para o pior", disse Sean Eldridge, coorganizador de uma coalizão que prepara manifestações nos Estados Unidos, se o presidente Donald Trump tentar desacreditar os resultados das eleições, ou se recusar a aceitar uma eventual derrota.

(EUA política eleições oposição protestos, Entrevista, 600 palavras, já transmitida)

FOTO

WASHINGTON:

Biden ou o impossível retorno da diplomacia americana

O democrata Joe Biden promete restaurar a liderança mundial dos Estados Unidos se for eleito presidente, mas depois de quase quatro anos de normas quebradas pelo republicano Donald Trump, o retorno da diplomacia americana tradicional não parece possível em um mundo mudado.

(EUA política eleições diplomacia, Ângulo, 550 palavras, já transmitida)

PARIS:

Como o fascínio de Trump por 'líderes fortes' influenciou a diplomacia americana

Desde sua chegada à Presidência, Donald Trump cultivou uma relação de fascínio ambígua com vários líderes autoritários, simbolizada pelo aperto de mãos com Kim Jong-un, o tapa nas costas de Rodrigo Duterte e outros gestos amigáveis com Vladimir Putin, ou Recep Tayyip Erdogan.

(EUA política eleições diplomacia análise, Ângulo, 600 palavras, já transmitida)

FOTO ARQUIVO

WASHINGTON:

A "Doutrina Trump" na política externa americana

Com insultos a aliados, um fraco por governantes autocráticos e desrespeito por acordos internacionais, o presidente Donald Trump abalou a política externa dos Estados Unidos por quatro anos caóticos.

(EUA eleições política diplomacia política externa. Ângulo, 820 palavras, já transmitida)

FOTOS ARQUIVO

- Enviadas na terça-feira (20):

WASHINGTON:

Trump endurece ataques a Biden a dois dias do debate final

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu, nesta terça-feira (20), sua ofensiva contra a integridade de seu rival democrata, Joe Biden, a dois dias do decisivo debate final entre ambos, transmitido pela televisão, antes da eleição de 3 de novembro.

(EUA eleições política debate, Prev, 600 palavras, já transmitida)

BALTIMORE:

Sem esperança em Baltimore, marco zero do 'apartheid urbano' nos EUA

Demon Lane está convencido de que seu bairro do leste de Baltimore continuará tomado pelo tráfico de drogas, tiroteios, casas abandonadas infestadas de ratos e desesperança, não importa quem ganhe a eleição presidencial de 3 de novembro nos Estados Unidos.

(EUA eleições política racismo desigualdades pobreza violência, Ângulo, 800 palavras, já transmitida)

FOTOS

CHARLESTON:

O legado racista presente na vida cotidiana do sul dos EUA

Um homem caracterizado como o general Robert E. Lee agita uma grande bandeira confederada em Charleston junto com manifestantes segurando cartazes que dizem "O racismo mata" e "Fora KKK".

(EUA política eleições racismo sociedade, Ângulo, 780 palavras, já transmitida)

FOTOS

PHOENIX:

Entre arrependidos, jovens e latinos, Biden pode conquistar o Arizona

Josh Heaton diz que, quase "imediatamente" após votar em Donald Trump em 2016, ele se arrependeu. Este republicano de longa data agora apoia Joe Biden para reparar o que acredita ter sido um erro.

(EUA eleições política Arizona republicanos, Ângulo, 750 palavras, já transmitida)

FOTOS

PEQUIM:

E se a China votar em Trump?

Apesar de o primeiro mandato de Donald Trump ter sido uma calamidade para a China, Pequim pode ver com bons olhos a reeleição do presidente americano, apostando no declínio irreversível de seu grande rival estratégico.

(EUA China eleições política diplomacia economia, Ângulo, 800 palavras, já transmitida)

FOTO ARQUIVO

DUBAI:

Países do Golfo preferem Trump, mas se preparam para Biden

Com uma dança tradicional e uma espada na mão, Donald Trump marcou em sua primeira visita ao exterior - à Arábia Saudita, em 2017 - a forte aliança que seu governo teria com as monarquias árabes do Golfo ante o Irã.

(EUA Golfo árabes política eleições diplomacia, Ângulo, 700 palavras, já transmitida)

FOTO ARQUIVO

HALEYVILLE, Alabama:

Trump e os conservadores cristãos do Alabama, um matrimônio de conveniência

O olhar se torna mais penetrante quando fala sobre seu drama pessoal. Opositora ferrenha do aborto depois de ter feito um quando adolescente, Tawnya Parker, uma cristã devota do Alabama, apoia Donald Trump justamente por este motivo, embora às vezes deseje que "ele fosse impedido de tuitar".

(EUA política eleições religião sociedade, Reportagem, 500 palavras, já transmitida)

FOTOS

LOS ANGELES:

'Golpe' eleitoral de 2000 na Flórida evoca novos temores em filme da HBO

Duas semanas depois de uma eleição muito acirrada, uma multidão enfurecida denunciou um "golpe de Estado" e invadiu o prédio onde eram contadas as últimas cédulas que determinariam o próximo presidente dos Estados Unidos.

(EUA eleições política documentário sociedade, Ângulo, 500 palavras, já transmitida)

FOTO ARQUIVO

- Enviadas na segunda-feira (19):

WASHINGTON:

EUA e o retrato de uma eleição: disputa se reduz a estados decisivos

As eleições presidenciais dos Estados Unidos em 3 de novembro se reduzem a alguns estados cruciais, que decidirão a disputa entre o democrata Joe Biden e o presidente republicano Donald Trump.

(EUA eleições política estados pesquisas, Quadro, 930 palavras, já transmitida)

DOUBLE SPRINGS, EUA:

No 'Condado de Trump', no Alabama, eleitores esperam vitória do presidente com mais de 90% dos votos

Uma prece solene ecoa na estrutura de madeira do tribunal de Winston County, onde Donald Trump obteve 90% dos votos em 2016. Os republicanos no reduto conservador do Alabama esperam que Deus permita que o magnata nova-iorquino do setor imobiliário, tão diferente deles, tenha um desempenho ainda melhor desta vez.

(EUA eleições política Alabama pesquisa, Ângulo, 820 palavras, já transmitida)

FOTOS

WASHINGTON:

Casais separados por Trump desejam sua derrota

Pamela e Afshin Raghebi celebrarão 10 anos de casamento em dezembro. Entre agora e a eleição presidencial de 3 de novembro terá rendido um resultado decisivo para o futuro do casal, separado desde 2018 pela política de imigração de Donald Trump.

(EUA política eleições migração sociedade, Enfoque, 650 palavras, a ser transmitida a partir das 16h00)

WASHINGTON:

Como funciona o Colégio Eleitoral nos Estados Unidos

"Bonito". Desta maneira Donald Trump, um 'outsider' da política, qualificou sua chegada à presidência dos Estados Unidos após as eleições de 2016, em que superou a democrata Hillary Clinton.

(EUA eleições política sistema eleitoral, Quadro, 750 palavras, já transmitida)

WASHINGTON:

Biden lidera frente a Trump: pesquisas são mais confiáveis do que em 2016?

Há quatro anos, a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas levantou a questão sobre a confiabilidade das pesquisas. Devemos acreditar nelas este ano?

(EUA eleições pesquisa votação indecisos, Perguntas e Respostas, 700 palavras, já transmitida)

LOS ANGELES:

Quatro anos depois, rancheiro votará novamente em Trump

Em 2016, Jim Chilton, dono de um enorme rancho no Arizona, ficou encantado com a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Quatro anos depois, continua muito entusiasmado e não hesita em votar nele novamente.

(EUA eleições política muro México, Ângulo, 540 palavras, já transmitida)

FOTOS

BERLIM:

Quatro anos de desamor entre Trump e os europeus

A "moribunda" relação transatlântica ainda pode ser salva? As disputas com os europeus que afetaram a presidência de Donald Trump abriram uma brecha difícil de superar, independente do resultado das eleições americanas, de acordo com os analistas.

(EUA Europa eleições política diplomacia segurança, Ângulo, 700 palavras, já transmitida)

PARIS:

Multilateralismo econômico, enfraquecido após era Trump

Ao final dos quatro anos da presidência de Donald Trump, o déficit comercial dos Estados Unidos ainda não foi coberto, mas o multilateralismo econômico que o país tanto defendia enfraqueceu muito e por muito tempo, segundo especialistas.

(EUA política economia multilateralismo eleições, Ângulo, 740 palavras, já transmitida)

PARIS:

Trump deixa saldo totalmente "negativo" no comércio internacional, segundo Pascal Lamy

O fracasso da política comercial de Donald Trump é claro, apesar de o presidente dos Estados Unidos ter conseguido colocar na mesa a questão da reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse o francês Pascal Lamy, ex-diretor da entidade.

(EUA eleições política economia OMC, Perguntas e Respostas, 560 palavras, já transmitida)

PARIS:

Eleições nos EUA: nuvens carregadas ou céu limpo para o clima?

O primeiro mandato de Donald Trump freou os esforços globais contra as mudanças climáticas e sua eventual reeleição poderia, inclusive, frustrar qualquer esperança de evitar as piores consequências do aquecimento global, alertam ONGs e ativistas.

(EUA eleições política clima meio ambiente, Ângulo, 770 palavras, já transmitida)

FOTOS

WILMINGTON:

Católico praticante, Biden espera conquistar os fiéis de Trump

Com um rosário enrolado no pulso, Joe Biden costuma falar do grande consolo que sua fé católica lhe trouxe para superar as tragédias que marcaram profundamente sua vida.

(EUA eleições política religião sociedade, Ângulo, 750 palavras, já transmitida)

FOTOS

--- CONTATO ---

Redação: deskrio@afp.com

Agence France Presse

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.