"Marrocos foi consultado previamente sobre esta nomeação e já comunicou o seu acordo ao senhor Antonio Guterres", secretário-geral das ONU, afirmou o diplomata marroquino Omar Hilale em entrevista à agência de imprensa MAP divulgada nesta quarta-feira (15).

Hilale especificou que as consultas continuavam e que o anúncio da nomeação de Mistura ocorreria nos próximos dias, após receber a aprovação dos membros do Conselho de Segurança.

"O acordo marroquino emana da confiança permanente e do seu apoio constante aos esforços do secretário-geral da ONU para chegar a uma solução política, realista, pragmática, duradoura e de compromisso para a disputa regional", acrescentou o embaixador marroquino.

Mistura foi enviado especial da organização internacional para a Síria (2014-2018) e representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque (2007-2009) e no Afeganistão (2010-2011).

"Uma vez nomeado, Mistura poderá contar com a cooperação e apoio inabalável de Marrocos na implementação que irá facilitar a resolução desta disputa regional", disse Hilale.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.