Figura proeminente da esquerda na região, Vázquez foi o primeiro presidente da coalizão de esquerda Frente Amplio (FA) e um dos três políticos uruguaios que ocuparam a cadeira presidencial duas vezes (2005-2010 e 2015-2020).

- "A morte de meu querido Tabaré Vázquez me causa uma enorme dor", disse o presidente argentino Alberto Fernández no Twitter. "Fiel às suas convicções, ele fez questão de permitir que o progressismo chegasse ao governo do Uruguai. Eu me junto ao pesar do povo que hoje chora por ele e abraço seus entes queridos".

- "Nossas sinceras condolências à família do ex-presidente Tabaré Vázquez e ao povo uruguaio", expressou o presidente do Paraguai, Mario Abdó Benítez. "Tive a honra de forjar uma amizade com ele durante a sua presidência. Foi uma grande pessoa, um ilustre dirigente político, um promotor da integração regional. Que descanse em paz".

- "Lamentamos profundamente a morte do ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez. Um homem bom e honesto de princípios. Dirijo a sua família, amigos, parentes e ao povo uruguaio em geral, nossas palavras de condolências, amor e solidariedade neste momento", escreveu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Twitter.

- "Comprometido com seu país, governou com e para os cidadãos. Seu governo deixa no Uruguai um enorme legado de direitos e políticas sociais", disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

- "Grande pesar pelo desaparecimento de um governante democrático e de um político de mente aberta", escreveu o ex-presidente uruguaio Julio María Sanguinetti, do Partido Colorado de centro-direita, que também ocupou o poder por dois mandatos (1985-1990 e 1995-2000).

"Como colorados, o saudamos com respeito e solidariedade por toda sua família", acrescentou.

- "Lamento muito o falecimento do ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez", disse a vice-presidente argentina Cristina Fernández Kirchner. Sua chegada à presidência "ajudou a consolidar o ideal da Grande Pátria. Minhas condolências à família e aos amigos", acrescentou no Twitter.

- "Tive a sorte de desfrutar a relação com o ex-presidente Tabaré Vázquez. Se foi um cavalheiro político, um líder honesto e de bom senso que estreitou laços com a Argentina e o Mercosul. Meu respeito por sua memória e meu afeto à família e ao povo uruguaio", declarou o ex-presidente argentino Mauricio Macri, cuja gestão coincidiu com a última administração de Vázquez.

- O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva postou uma foto com Vázquez, com a legenda: "Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil, Tabaré Vázquez".

"Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul. Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e ao povo uruguaio, que preservará a memória e o legado de Tabaré Vázquez", escreveu em nota.

- "Nossas mais sinceras condolências e solidariedade ao povo uruguaio e à família pelo sensível falecimento de nosso irmão e ex-presidente Tabaré Vázquez, que sempre apoiou o processo democrático na #Bolivia e condenou o golpe de Estado", expressou o ex-presidente da Bolívia Evo Morales.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.