Essas "medidas extraordinárias" podem ajudar a reduzir o montante da dívida pendente sujeito ao limite, atualmente fixado em US$ 31,4 trilhões, mas o Tesouro alertou que essas ferramentas ajudariam apenas por um tempo limitado, provavelmente não mais que seis meses.

Em uma carta ao presidente da Câmara de Representantes, o republicano Kevin McCarthy, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, pediu "respeitosamente ao Congresso que aja rapidamente para proteger a garantia plena dos Estados Unidos", elevando o teto da dívida.

Devido ao limite da dívida, o Tesouro não conseguiria aplicar integralmente uma parte do Fundo de Invalidez e Aposentadoria da Função Pública, com um "período de suspensão da emissão da dívida" até o início de junho.

O Tesouro também interromperá o investimento adicional de valores creditados ao Fundo de Benefícios de Saúde para Aposentados dos Correios, disse Yellen.

A maior economia do mundo pode enfrentar sérias perturbações, com os republicanos da oposição ameaçando rejeitar um aumento no teto da dívida legal, o que poderia levar os Estados Unidos ao default.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.