
"Ainda temos mais possíveis pontos positivos, portanto continuaremos trabalhando", informou Karla Quintana, chefe da CNB, sobre a descoberta, feita no município de Salvatierra.
À espera de confirmação da perícia, entre as vítimas haveria de 10 a 15 mulheres. "A grande maioria dos corpos, nos quais ainda há algum tecido ou outro sinal, parece ser de gente muito jovem, incluindo adolescentes", indicou Karla em entrevista coletiva.
A notificação sobre o possível lugar das valas foi recebida há duas semanas. Há oito dias, teve início um trabalho conjunto entre instituições de segurança, tanto estaduais quanto federais.
A escalada da violência em Guanajuato, com grandes instalações energéticas e uma importante indústria pesada, recrudesceu nos últimos meses, com a disputa entre o cartel de Santa Rosa de Lima e o de Jalisco Nova Geração, dedicado tanto ao tráfico de drogas quanto ao de combustível.
Desde dezembro de 2006, quando o governo de então lançou uma operação militar contra as drogas, foram registrados cerca de 300 mil assassinatos no México, segundo cifras oficiais.