Este é o menor nível de desemprego da zona do euro desde o início da série histórica, em 1998. O indicador havia registrado 6,5% em outubro, segundo a Eurostat.

No conjunto da União Europeia, a taxa de desemprego foi de 6%, também estável em relação a outubro e em um mínimo histórico.

A desaceleração do crescimento pela guerra na Ucrânia e a persistente inflação pesam nas perspectivas para a economia nos próximos meses, mas essas condições ainda não influenciaram os dados do mercado de trabalho.

Os números divulgados pela Eurostat indicam que pelo menos 12,95 milhões de homens e mulheres estavam desempregados nos 27 países que compõem a UE, incluindo em torno de 10,97 milhões de trabalhadores dos países que compartilham a moeda única.

A agência Eurostat mostrou que os jovens continuam a ser o grupo mais afetado: a taxa de desemprego da população ativa com menos de 25 anos atingiu 15,1% em novembro, tanto na eurozona como no conjunto da UE.

Nos dados desagregados por gênero, a Eurostat informa que, em novembro, o índice de desemprego entre os homens na zona do euro foi de 6,1%, chegando a 7% no caso das mulheres.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.