Nas eleições de meio de mandato, realizadas em novembro, os democratas mantiveram o controle do Senado e a oposição republicana conquistou uma pequena maioria na Câmara de Representantes.

- Câmara dos Representantes -

Um total de 35 democratas e 12 republicanos de origem latina terão um assento, em comparação com os 28 democratas e 10 republicanos da legislatura anterior, segundo o Fundo Educativo da Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Designados (NALEO).

Também houve um leve avanço quanto ao gênero, com mais quatro mulheres latinas na Câmara dos Representantes, agora formada por 29 homens e 18 mulheres, em vez dos 24 homens e 14 mulheres de antes.

Das eleições de novembro também saíram as primeiras latinas representantes de Colorado, Illinois e Oregon.

Quanto aos novos rostos, 14 latinos entram na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, incluindo sete mulheres. Tratam-se dos democratas Yadira Caraveo, Delia Ramírez, Maxwell Alejandro Frost, Andrea Salinas, Robert García, Robert Menéndez Jr, Gabriel Vásquez, Greg Casar e Marie Gluesenkamp Pérez, e dos republicanos Juan Ciscomani, Lori Chávez-DeRemer, Anna Paulina Luna, Anthony D'Esposito e Mónica De La Cruz.

- Senado -

O número de latinos na Câmara alta permaneceu em seis: os republicanos Marco Rubio e Ted Cruz, e os democratas Catherine Cortez Masto, Alex Padilla, Ben Ray Lujan e Robert Menéndez.

- Cargos executivos estaduais -

O número de latinos em cargos executivos estaduais aumentou de 18 para 21, um recorde. Os democratas passaram de 12 para 14, e os republicanos, de cinco para seis. Também haverá um sem filiação partidária.

Entre os novos rostos, destacam-se os secretários estaduais do Arizona e Nevada (os democratas Adrián Fontes e Cisco Aguilar, respectivamente) e o republicano Diego Morales, que exercerá a mesma função em Indiana.

Além deles, destacam-se dois novos procuradores-gerais: o democrata Raúl Torrez, no Novo México, e o republicano Raúl Labrador, em Idaho.

- Congressos estaduais -

No total, 376 latinos conseguiram um assento em congressos estaduais (103 em senados e 273 em câmaras baixas), em comparação com 344 antes das eleições de 2022.

erl/db/lb/mvv

CISCO SYSTEMS

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.