Questionado sobre este incidente ocorrido na região de Abu Ghraib, um oficial militar americano afirmou que "as forças americanas responderam (e exerceram) a autodefesa", após um "ataque" contra as forças americanas e a coalizão internacional antijihadista mobilizadas no Iraque.

As forças de segurança iraquianas não relataram oficialmente o incidente.

O ataque de drones contra um veículo do Hashd al Shaabi - ex-paramilitares integrados nas forças regulares - pouco antes do amanhecer ocorreu em um contexto de crescentes tensões regionais pela guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.

Procurado pela AFP, um líder do Hashd al Shaabi confirmou um ataque de drones e relatou "um combatente morto e outros três feridos".

"Um veículo do Hashd al Shaabi foi atacado por um drone na rodovia em Abu Ghraib", cerca de 30 quilômetros a oeste da capital, disse um funcionário do Ministério do Interior à AFP nesta terça-feira.

O veículo fazia parte de um comboio de quatro veículos, segundo a mesma fonte.

Os dois responsáveis falaram sob condição de anonimato, devido à sensibilidade do assunto.

As forças dos EUA e da coalizão internacional antijihadista posicionadas no Iraque e na Síria têm sido alvo de ataques com foguetes e drones desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, desencadeada em 7 de outubro por um ataque sem precedentes em solo israelense por parte do movimento islamista palestino.

Os conteúdos mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Brasil e fique por dentro.

Siga-nos na sua rede favorita.